Países islâmicos defendem reconhecimento completo da Palestina

Imagem:

Compartilhar:

Negociadores israelenses e palestinos retomam diálogo pela paz

Criado em 30/07/13 10h39 e atualizado em 30/07/13 10h52
Por RTVE [2]

Washington – Os negociadores israelenses e palestinos se comprometeram a manter as negociações de paz patrocinadas pelos Estados Unidos (EUA) pelos próximos nove meses, segundo informou o governo dos EUA, que proporcionou a volta das negociações depois de três anos sem diálogo.

O evento de abertura das negociações foi um jantar em Washington ontem (29) presidido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, com os negociadores israelenses e palestinos. Foi um encontro informal, mas simbólico, que visa a uma aproximação com o objetivo de estabelecer a confiança entre os interlocutores de Israel, a ministra da Justiça, Tzipi Livni, e da Autoridade Nacional Palestina, o chefe negociador Saeb Erekat.

Onde está Amarildo? Conheça o pedreiro que desapareceu há 15 dias na Rocinha [3]
Acesse o banco de questões do Enem e esteja preparado para o exame [4]
Saiba quais são as cidades com a melhor e a pior qualidade de vida no Brasil [5]

“Sei que as negociações serão difíceis, mas também sei que as consequências de não se tentar poderiam ser piores”, afirmou Kerry em um discurso horas antes de receber os negociadores. A porta-voz do Departamento de Estado,  Jen Psaki, ressaltou que o horizonte de nove meses que as partes negociadoras acertaram não é uma “data limite” para se conseguir um acordo definitivo.

As reuniões, que começaram ontem e continuam hoje (30), são preparatórias e têm como objetivo desenvolver um plano de trabalho que sirva de guia para as negociações.

O chefe negociador palestino, Saeb Erekat, exortou a parte israelense a aproveitar a oportunidade para que se retomem as negociações que ponham fim a décadas de ocupação e exílio.

A ministra da Justiça israelense, Tzipi Livni, responsável pelas negociações com os palestinos, acompanhada do emissário especial do primeiro-ministro de Israel, Itzhak Molcho, disse que as negociações são “muito difíceis”, mas que as percebe como uma “grande responsabilidade e uma grande esperança”.

O presidente norte-americano, Barack Obama, qualificou como promissora a retomada do diálogo. “Durante minha visita em março à região, experimentei em primeira mão o profundo desejo de paz entre israelenses e palestinos, o que reforçou minha convicção de que a paz é possível e necessária”, disse o presidente em um comunicado divulgado pela Casa Branca.
 

Da RTVE [6]

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário