Rua de Ancara tomada por manifestantes

Imagem:

Compartilhar:

Na Turquia, parque que motivou protestos é reaberto no mês do Ramadã

Criado em 09/07/13 07h30 e atualizado em 09/07/13 08h38
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília - O Parque Gezi de Istambul, onde ocorreram os protestos dos últimos meses na Turquia, foi reaberto na madrugada de hoje (9). A polícia que cercava o local, nos últimos dias, dispersou os manifestantes usando jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo. Uma pessoa ficou ferida e 35 foram detidas. O parque foi fechado em 15 de junho e, na ocasião, as autoridades informaram sobre a construção na área de um centro comercial, o que desencadeou as manifestações.

Como hoje começa o Ramadã – momento de jejum, de renovação da fé, da prática da caridade e dos valores da vida familiar – o governo turco pretende colocar no parque mesas para celebrar o fim do período ao anoitecer.

A iniciativa do governo é um gesto para cativar os religiosos, segundo especialistas, em oposição aos movimentos laicos que criticam o primeiro-ministro turco, Recep Tayriq Erdogan. Um grupo aliado dos manifestantes, os muçulmanos anticapitalistas, anunciou que formará um cordão humano também para celebrar o momento da rutura do jejum.

Os protestos na Turquia, que se prolongam desde maio, causaram quatro mortos (três manifestantes e um policial), além de 8 mil feridos. Houve reações internacionais e cobranças ao governo pelo fim da violência e dos embates entre manifestantes e forças policiais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3].

Edição: Talita Cavalcante

Tags:  Parque Gezi [4], Istambul [5], Turquia [6], motivação [7], começo [8], protestos [9], pais [10], reabertura [11], público [12], semanas [13], parque [14], polícia [15], governo turcno [16], cerco [17], centro comercial [18], manifestações [19], livre acesso [20], gás lacrimogênio [21], bombas de água [22], balas de borracha [23], Defesa [24], autoritarismo [25]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [26] Fazer uma Reclamação [26] Fazer uma Elogio [26] Fazer uma Sugestão [26] Fazer uma Solicitação [26] Fazer uma Simplifique [26]

Deixe seu comentário