Durante a primeira noite de protestos, 32 policiais e um político ficaram feridos

Imagem:

Compartilhar:

Irlanda do Norte vive terceira noite de violência

Criado em 15/07/13 09h20 e atualizado em 15/07/13 09h34
Por © Agência Lusa

Polícia da Irlanda do Norte
Durante a primeira noite de protestos, 32 policiais e um político ficaram feridos (Sineakee/CC)

Centenas de protestantes manifestaram-se em Belfast e provocaram confrontos com a polícia durante a madrugada deste domingo (14), pela terceira noite consecutiva, apesar dos apelos à calma do primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson. Um policial ficou ferido, de acordo com as primeiras informações.

Os manifestantes agrediram os policiais com coquetéis molotov e diversos projéteis, e a polícia respondeu com balas de borracha.

"É muito importante que esta violência acabe”, declarou no domingo o primeiro-ministro.

A violência começou na sexta-feira quando a polícia tentou implementar uma decisão das autoridades locais, que proibiram os protestantes de atravessarem o bairro católico de Ardoyne, no norte de Belfast.

Durante a primeira noite de protestos, 32 policiais e um político ficaram feridos.

Na noite de sábado para domingo, sete policiais ficaram feridos, mas não chegaram a ser hospitalizados, depois de terem sido atacados por manifestantes protestantes.

Cerca de mil polícias da Inglaterra e País de Gales foram mobilizados para parada anual de 12 de julho, ponto culminante das marchas ‘orangistas’ protestantes.

A parada de 12 de julho costuma ser marcada por confrontos. Este dia, feriado na Irlanda do Norte, marca o aniversário da vitória do rei protestante William III na batalha de Boyne, em 1690, sobre o rei católico deposto James II.

A Irlanda do Norte, uma província britânica, viveu 30 anos de violência sectária, que causou 3.500 mortos antes da assinatura dos acordos de paz em 1998, que levou à partilha do poder entre protestantes e católicos.

Tags:  Irlanda do Norte [2], vive [3], terceira noite [4], violência [5], protestantes [6], católico [7], manifestação [8], protesto [9], polícia [10], Madrugada [11], apelos [12], calma [13], Internacional [1], europa [14], primeiro-ministro [15], peter robinson [16], feridos [17], agressão [18], 12 de julho [19]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário