Nelson Mandela observa foto de visita à Ilha Robben, onde ficou preso por 18 anos

Imagem:

Compartilhar:

Mandela completa três dias em estado crítico, mas estável, diz Presidência da África do Sul

Criado em 25/06/13 12h54 e atualizado em 25/06/13 13h03
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Nelson Mandela observa foto de visita à Ilha Robben
Mandela completa três dias em estado crítico, mas estável, diz Presidência da África do Sul (Nelson Mandela Centre of Memory)

Brasília - Pelo terceiro dia consecutivo, o governo da África do Sul informa que o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, de 94 anos, continua internado em “estado crítico, mas estável”. Em comunicado a Presidência da África do Sul [3] diz que a equipe médica faz o “melhor para a recuperação” de Mandela, internado há quase três semanas em decorrência de uma infecção pulmonar.

Leia também:

Filha de Mandela convoca reunião de emergência para discutir estado de saúde do pai [4]

Presidente da África da Sul diz que Mandela piorou no fim de semana [5]

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em nota, ressaltou a necessidade de a população sul-africana se manter unida e apoia a família de Mandela em meio ao agravamento do estado de saúde dele. Para Zuma, é fundamental demonstrar o “amor e a gratidão” por Mandela em respeito ao legado construído por ele.

"Temos que apoiar a família [de Mandela]. Devemos demonstrar nosso amor e gratidão por sua liderança durante a luta de libertação e em nossos primeiros anos de liberdade e democracia, vivendo seu legado e a promoção da unidade, o não racismo, não sexismo e a prosperidade em nosso país ", disse Zuma.

Demonstrando confiança, o presidente sul-africano disse que as comemorações do aniversário de Mandela, de 95 anos, no próximo dia 18 estão sendo organizadas. "Devemos todos planejar o que fazer no próximo mês”, ressaltou. Ele acrescentou  que é importante ter “sensibilidade” e respeitar a necessidade de privacidade da família Mandela.

Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da África do Sul, convocou hoje uma reunião de emergência com a família para discutir o estado de saúde do seu pai. A reunião ocorre na vila de Qunu, local onde Mandela passou sua infância.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário