As causas do incêndio, que só foi controlado na manhã deste domingo, ainda não são conhecidas

Imagem:

Compartilhar:

Número de mortos no desabamento em Bangladesh ultrapassa 500

Criado em 03/05/13 07h40 e atualizado em 03/05/13 08h55
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Equipe de resgate em Bangladesh
Acidente em prédio em Bangladesh (Reprodução de vídeo)

Brasília – O número de mortos em decorrência do desabamento de um prédio comercial em Dacca, capital de Bangladesh, ultrapassa 500 pessoas. Segundo o Exército, mais 20 corpos foram retirados dos escombros durante a madrugada, elevando o total de vítimas para 501. O edifício Rana Plaza abrigava cinco fábricas de roupas, um banco e um supermercado e desabou no dia 25, registrando o maior acidente trabalhista no país.

Ontem (2), a polícia de Bangladesh prendeu um engenheiro supostamente envolvido na tragédia. Abdur Razzak Khan trabalhou como consultor para o proprietário do Rana Plaza, Mohammed Sohel Rana, e é suspeito de ter acrescentado novos andares ao prédio de forma illegal. Segundo a imprensa do país, Khan foi chamado para inspecionar o prédio quando a estrutura apresentou rachaduras no dia 24 de abril, um dia antes de desabar.

Leia também:

Bangladesh recusa apoio estrangeiro e diz que ações internas foram exemplares [3]

Após tragédia, indústria têxtil de Bangladesh apela para que marcas mantenham encomendas [4]

Operários de Bangladesh pedem pena de morte para dono do prédio que desabou [5]

Pelas informações oficiais, aproximadamente 2,4 mil pessoas foram resgatadas com vida do edifício, no qual trabalhavam 3 mil. "O nosso objetivo é realizar a operação o mais depressa possível, mas prudentemente. Há corpos nos escombros", disse o porta-voz das Forças Armadas, Shahinul Islam.

No edifício havia cinco fábricas que produziam roupas para marcas ocidentais, como a espanhola Mango e a irlandesa Primark, que se comprometeu a pagar indenizações às vítimas. O grupo canadense de alimentos Loblaw também anunciou a intenção de prestar ajuda às famílias. O grupo Loblaw distribui a marca de vestuário Joe Fresh.

O governo anunciou um plano de inspeção das fábricas de tecidos e roupas no país, denunciadas por irregularidades. De acordo com um assessor do governo de Bangladesh, uma comissão presidida por um ministro de Estado vai supervisionar a inspeção de todas as fábricas de roupas e verificar se estão dentro da lei.

*Com informações da BBC Brasil [6].

Edição: Graça Adjuto

Tags:  banco [7], Bangladesh [8], corpos [9], Dacca [10], desabamento [11], escombros [12], exercito [13], fábricas [14], Internacional [1], mortos [15], prédio comercial [16], retirada [17], roupas [18], supermercado [19], vítimas [20], número [21], decorrência [22], capital [23], resgate [24], buscas [25], retirados [26], edifício [27], Rana Plaza [28], fábricas de roupas [29], Indústria [30], vestuário [31], tecidos [32], maior [33], acidente trabalhista [34], tragédia [35], suspeito [36], investigações [37], novos andares [38], construção [39], irregular [40], irregularidades [41], inspeção [42], estrutura [43], rachaduras [44], prédio caiu [45], Forças Armadas [46], ajuda [47], famílias [48], Notícias [49]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário