Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres

Imagem:

Compartilhar:

Emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria pode abandonar o cargo

Criado em 02/05/13 07h38 e atualizado em 02/05/13 07h57
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Criança Síria
A crise na Síria já dura dois anos. (Freedom House/Creative Commons)

Brasília – O emissário internacional das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, o argelino Lakhdar Brahimi, pode renunciar em decorrência da ausência de acordo na região, cuja crise dura dois anos. Diplomatas estrangeiros tentam negociar com Brahimi para que permaneça na função. A oposição e o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, reclamam da atuação de Brahimi.

Negociadores internacionais, que acompanham o processo na Síria, disseram que a decisão da Liga Árabe de reconhecer a Coligação Nacional Síria como a instância de governo legítima deve pesar sobre a decisão de Brahimi querer abandonar o cargo. Para ele, a Liga Árabe atuou de maneira independente sem consultar as Nações Unidas.

Ex-ministro argelino das Relações Exteriores, Brahimi, de 79 anos, substituiu o ex-secretário-geral das Nações Unidas Koffi Annan, em agosto de 2012. Koffi Annan renunciou ao cargo, depois de várias tentativas para buscar o fim do impasse e dos conflitos na Síria.
                                
O governo da Rússia vetou, em três oportunidades, resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), no Conselho de Segurança, que buscavam aumentar a pressão sobre Assad, enquanto os Estados Unidos, o Reino Unido e a França têm ampliado sua ajuda aos grupos opositores armados.

A crise na Síria é alvo de preocupações da comunidade internacional. Há denúncias de violações de direitos humanos, como assassinatos, torturas, agressões sexuais e prisões indevidas.  

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop [3].

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [61] Fazer uma Reclamação [61] Fazer uma Elogio [61] Fazer uma Sugestão [61] Fazer uma Solicitação [61] Fazer uma Simplifique [61]

Deixe seu comentário