Primeira rodada de eleição presidencial na Itália não chega a consenso

Imagem:

Compartilhar:

Nenhum candidato foi eleito na primeira votação para presidente da Itália

Criado em 18/04/13 09h55 e atualizado em 18/04/13 10h27
Por © Agência Lusa

Eleição eleições presidente itália
Primeira rodada de eleição presidencial na Itália não chega a consenso (Insilvis/Wikimedia Commons)

O parlamento italiano iniciou nesta quinta-feira (18) o processo eleitoral para a escolha do novo presidente da República. Após a primeira rodada de votações, nenhum candidato conseguiu a maioria necessária de dois terços.

O mais votado na primeira sessão foi Franco Marini, do Partido Democrata – de esquerda – apoiado pela direita de Silvio Berlusconi. Marini é ex-sindicalista, já foi presidente do Senado e tem 80 anos.

Se nenhum candidato atingir dois terços dos votos até a terceira votação, a partir da quarta votação a maioria absoluta (504 votos) será suficiente para eleger o presidente.

A previsão é de que hoje ainda seja realizada mais uma rodada.

O Chefe de Estado da Itália é escolhido através de uma assembleia que envolve 315 senadores, 360 deputados e 62 delegados das 18 regiões do país. No total, são 1.007 votos em jogo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário