O Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, durante audiência no Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Governo avalia possível saída de diplomata brasileiro da Coreia do Norte

Criado em 05/04/13 17h08 e atualizado em 05/04/13 18h56
Por Mariana Branco Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil [2]

Antônio Patriota
"Nós seguimos com preocupação e estamos em permanente contato com o embaixador", diz Antonio Patriota (Wilson Dias/ABr)

Brasília - O Itamaraty acompanha "com preocupação" a situação da Embaixada do Brasil na Coreia do Norte, disse o ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota. "Nós seguimos com preocupação e estamos em permanente contato com o embaixador. Estamos em contato também com outras embaixadas. Avaliaremos antes de tomar uma decisão sobre a permanência dele", afirmou.

Em meio ao crescimento da tensão militar entre Coreia do Norte, Coreia do Sul e Estados Unidos, a embaixada brasileira recebeu hoje (5) a comunicação do governo norte-coreano instruindo as representações diplomáticas a informarem sobre a necessidade de apoio logístico para a saída [3] de seus funcionários do país. O Ministério das Relações Exteriores se manifestou afirmando que o assunto estava sob análise. A embaixada foi aberta em 2009 e nela estão o embaixador, Roberto Colin, e um funcionário.

LEIA TAMBÉM:
- Coreia do Norte sugere que diplomatas russos saiam do país [4]
- Fidel diz que é dever de todos impedir uma guerra nuclear na Península Coreana [5]
- Coreia do Norte mobiliza segundo míssil de médio alcance, dizem sul-coreanos [5]

Patriota deu as declarações sobre a Coreia do Norte em coletiva de imprensa para comentar a visita ao Brasil do ministro de Assuntos Estrangeiros e da Justiça de Cingapura, K Shanmugan. Antônio Patriota disse que não se manifestará sobre as declarações do presidente do Uruguai, José Mujica, a respeito da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Ontem, Mujica disse que a  presidenta era teimosa e pior do que seu falecideo marido, o presidente Nestor Kirchner.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário