Bandeiras da Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Norte mobiliza segundo míssil de médio alcance, dizem sul-coreanos

Criado em 05/04/13 07h05 e atualizado em 05/04/13 18h59
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Bandeiras da Coreia do Norte
O míssil Musudan foi apresentado pela primeira vez em uma parada militar, em outubro de 2010. (John Pavelka/Wikimedia Commons)

Brasília – O governo da Coreia do Norte mobilizou um segundo míssil de médio alcance para a sua Costa Leste e o implantou nas plataformas móveis, segundo a agência pública de notícias sul-coreana Yonhap. O Ministério da Defesa, que confirmou ontem (4) a mobilização de um primeiro míssil, recusou-se a comentar a informação.

"Confirma-se que a Coreia do Norte transportou, no início desta semana, dois mísseis Musudan de médio alcance para a Costa Leste, implantando-os em viaturas equipadas com plataformas de lançamento", informou a Yonhap.

O míssil Musudan foi apresentado pela primeira vez em uma parada militar, em outubro de 2010. Especialistas dizem que o míssil tem capacidade de alcance de cerca de 3 mil quilômetros, pondendo atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão.

A iniciativa ocorre no momento em que o governo norte-coreano ameaça deflagrar uma ação nuclear na Península Coreana, que pode afetar também os Estados Unidos e o Japão, além da Coreia do Sul.

LEIA TAMBÉM:
- Governo avalia possível saída de diplomata brasileiro da Coreia do Norte [3]
- Coreia do Norte sugere que diplomatas russos saiam do país [4]
- Fidel diz que é dever de todos impedir uma guerra nuclear na Península Coreana [5]

Para especialistas, as obras indicam que a restauração do reator tem o objetivo de reativá-lo, pois está paralisado desde 2007.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [6]

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [39] Fazer uma Reclamação [39] Fazer uma Elogio [39] Fazer uma Sugestão [39] Fazer uma Solicitação [39] Fazer uma Simplifique [39]

Deixe seu comentário