Vista do Rio Tejo no Distrito de Santarém

Imagem:

Compartilhar:

Chuva alaga cidades e estradas em Portugal

Criado em 04/04/13 05h51 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Gilberto Costa Edição:Graça Adjuto Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC [2]

Rio Tejo distrito de Santarém (Portugal)
Vista do Rio Tejo no Distrito de Santarém (Fulviusbsas/CC)

Lisboa - A forte chuva que atinge Portugal desde o início do feriado da Páscoa ainda deixa marcas [3]. Há 53 estradas com circulação interrompida em dez distritos administrativos e a maior parte dos reservatórios das barragens está com volume acima de 90%, o que obrigou a Agência Portuguesa do Ambiente a aumentar a capacidade de descarga.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil [4] , há 24 municípios afetados (16% das cidades continentais). O distrito administrativo de Santarém tem o maior número de cidades atingidas (11). Nessas localidades, as chuvas já causaram prejuízo aos agricultores que haviam plantado ervilha, cebola e batata e atrasaram o plantio de culturas como tomate e milho.

Além do prejuízo no campo, há risco de desabamento de dois pequenos prédios residenciais (dez apartamentos) na Vila de Mesão Frio (no distrito administrativo de Vila Real, na Região Norte). Conforme imagens veiculadas pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a água da chuva encharcou o solo e fez deslizar 8 mil metros cúbicos de terra, onde estão assentados os prédios, para a estrada que liga Guimarães a Fafe. Não há registro de vítimas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera [5] prevê para hoje céu nublado, com chuva à tarde, especialmente no Centro e Sul de Portugal.

*Com informações da RTP [6] e da Agência Lusa [7].

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [60] Fazer uma Reclamação [60] Fazer uma Elogio [60] Fazer uma Sugestão [60] Fazer uma Solicitação [60] Fazer uma Simplifique [60]

Deixe seu comentário