Bandeiras da Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

China apela à “calma e contenção” na península coreana

Criado em 03/04/13 09h53 e atualizado em 03/04/13 09h55
Por © Agência Lusa

Bandeiras da Coreia do Norte
Autoridades norte-coreanas bloquearam o acesso de trabalhadores sul-coreanos ao complexo industrial de Kaesong, junto à fronteira entre os dois países (John Pavelka/Wikimedia Commons)

A China apelou nesta quarta-feira (3) à "calma e contenção" na península coreana, depois de as autoridades norte-coreanas terem bloqueado o acesso de trabalhadores sul-coreanos ao complexo industrial de Kaesong, junto à fronteira entre os dois países.

"Nas atuais circunstâncias, a China defende que todas as partes devem adotar uma postura de calma e contenção", disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hong Lei.

O bloqueio a Kaesong foi o último ato de uma contínua escalada norte-coreana, iniciada em dezembro com o lançamento de um míssil de longo alcance e acentuada em fevereiro com um teste nuclear, duas iniciativas condenadas pela China, o seu principal aliado.

Na terça-feira, em Pequim, o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Zhang Yesui, encontrou-se com os embaixadores das duas Coreias e dos Estados Unidos para "exprimir séria preocupação acerca da situação na península (coreana)", revelou o porta-voz do Ministério.

A China exortou todas as partes a "não desencadearem ações que piorem a situação" e a "empenharem-se no diálogo e na melhoria das relações", disse Hong Lei.

Localizado a poucos quilômetros da fronteira, o complexo industrial de Kaesong, inaugurado em 2004, é o único projeto de cooperação econômica entre as Coreias.

Cerca de 53 mil norte-coreanos trabalham nas mais de 120 fábricas sul-coreanas do complexo, que serve como uma fonte vital de divisas para a empobrecida Coreia do Norte.

Tags:  China [2], apelo [3], calma [4], contenção [5], estado de guerra [6], guerra [7], Ásia [8], Coreia do Norte [9], coreia do sul [10], península coreana [11], Internacional [1], autoridades [12], trabalhadores [13], Bloqueio [14], acesso [15], complexo industrial [16], Kaesong [17], fronteira [18], circunstâncias [19], ministério [20], chinês [21], negócios estrangeiros [22], Hong Lei [23], escalada [24], Seul [25], Pyongyang [26]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário