Pezinho de recém-nascido

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Cerca de 3 milhões de bebês morrem anualmente no mundo

Criado em 16/04/13 11h06 e atualizado em 16/04/13 11h22
Por Renata Giraldi* Edição:Andrea Quintiere Fonte:Agência Brasil [2]

Pezinho de bebê
O percentual de mortes de bebês subiu de 36%, em 1990, para 43%, em 2011, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) (Radilson Carlos Gomes)

Brasília – O número de bebês que morrem anualmente antes de completar o primeiro mês tem aumentado no mundo, apesar de uma redução no número global da mortalidade infantil. A estimativa é que ocorram todos os anos cerca de 3 milhões de mortes, principalmente na Ásia e África, segundo especialistas de 50 países, reunidos em Joanesburgo (África do Sul). O percentual de mortes de bebês subiu de 36%, em 1990, para 43%, em 2011, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo a vice-presidenta da Unicef, Geeta Rao Gupta, cerca de 6,9 milhões de crianças morreram antes de completar 5 anos e 3 milhões, após o nascimento. A maioria das mortes dos recém-nascidos ocorre no Sudeste da Ásia e na África Subsaariana.

De acordo com especialistas, as principais causas de mortes neonatais são complicações ligadas a partos prematuros e durante o nascimento, assim como a ausência de cuidados adequados para as mães.

A mulher do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Graça Machel, disse que pelo menos dois terços das mortes podem ser evitadas. Segundo ela, há medidas simples e baratas que podem salvar vidas. "[Infelizmente] O que ainda não mudou foi a nossa atitude, de agir com urgência, não como se nada fosse", disse Machel.

O diretor de Saúde Familiar da Fundação Bill e Melinda Gates, Gary Darmstadt, disse que, apesar do aumento dos níveis de conhecimento sobre a mortalidade neonatal, os recém-nascidos continuam a morrer. "O número de mortes de recém-nascidos aumentou nos últimos anos na África Subsaariana, apesar da redução da mortalidade infantil e materna", disse Darmstadt.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3]

Edição: Andrea Quintiere

Tags:  mortalidade infantil [4], aumenta [5], partos prematuros [6], falta de cuidados [7], complicações [8], Internacional [9], Unicef [10], bebês [11], mortes [12], mortes neonatais [13], mães [14], países [15], África [16], África do Sul [17], Ásia [18], Saúde [1], 16 de abril [19], 2013 [20]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário