Chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro.

Imagem:

Compartilhar:

Segundo Constituição da Venezuela, deverão ser realizadas novas eleições

Criado em 05/03/13 19h50 e atualizado em 05/03/13 20h46
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Pela legislação da Venezuela, o sucessor de Hugo Chávez deverá ser escolhido a partir de uma nova eleição a ser realizada num prazo de 30 dias. Durante este período, o país fica sob o comando do vice-presidente Nicolás Maduro.

LEIA TAMBÉM:
- Em 12 anos de governo, Chávez adotou medidas nacionalistas e estatizantes [2]
- Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez [3]
- Nicolás Maduro anuncia morte de Chávez [4]

O mandato presidencial é de 6 anos. O artigo 233 da Constituição Bolivariana [5], promulgada em 1999, prevê que "se a falta absoluta do Presidente da República se produz durante os primeiros 4 anos do período constitucional, se organizará uma nova eleição universal, direta e secreta dentro dos 30 dias consecutivos".

O vice-presidente só poderia assumir em definitivo caso faltasse menos de 2 anos para encerrar o mandato. A nova disputa eleitoral deve colocar como adversários Maduro e Henrique Capriles, que perdeu as últimas eleições para Chávez.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [65] Fazer uma Reclamação [65] Fazer uma Elogio [65] Fazer uma Sugestão [65] Fazer uma Solicitação [65] Fazer uma Simplifique [65]

Deixe seu comentário