Torcedores no Egito

Imagem:

Compartilhar:

Prédios são incendiados no Egito em protesto à condenação de torcedores

Criado em 09/03/13 13h44 e atualizado em 09/03/13 13h55
Por Thais Leitão Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Torcedores do Egito
Prédios são incendiados no Egito em protesto à condenação de torcedores (Agência Télam)

Brasília - A sede da Associação de Futebol do Egito e edifícios da polícia, localizados em um mesmo bairro do Cairo, foram incendiados hoje (9), depois que um tribunal penal da capital do país confirmou a condenação à morte de 21 pessoas que se envolveram em uma briga ao fim de uma partida de futebol no estádio de Port Said, em fevereiro do ano passado. As sentenças [3]haviam sido pronunciadas em janeiro.

A briga entre torcedores do time local, Al-Masry, e do Al-Ahly, do Cairo, deixou 74 mortos, a maioria do time da capital. O episódio foi considerado o mais violento da história do futebol egípcio e também resultou em uma onda de protestos na qual 16 pessoas morreram.

Ao todo, 73 pessoas foram acusadas de envolvimento no confronto. Além dos 21 condenados à morte, cinco réus foram sentenciados à prisão perpétua. Os demais acusados receberam penas menores ou foram absolvidos. Moradores de Port Said reclamam que as autoridades responsáveis pela segurança no jogo de futebol não foram levadas à Justiça e que os torcedores do Al-Masry condenados são bodes expiatórios.

Para tentar conter a violência, agravada desde o anúncio da pena de morte aplicada aos 21 torcedores, o presidente Mouhamed Mursi decretou estado de emergência e toque de recolher [4] nas cidades egípcias de Port Said, Ismailia e Suez. Parentes e amigos dos torcedores condenados tentaram invadir a prisão onde eles estão detidos e houve confronto com policiais.

Desde que os protestos em massa derrubaram o ex-presidente Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011, há conflitos entre polícia e civis no país. Muitas pessoas acreditam que a polícia de Port Said permitiu a violência contra os torcedores do time do Cairo para se vingar dos que participaram da derrubada de Mubarak. A polícia nega a acusação.

*Com informações da BBC Brasil [5] e da Agência Lusa [6]

Edição: Graça Adjuto

 

Tags:  Internacional [1], briga [7], Cairo [8], condenações [9], confirmação [10], edifícios [11], Egito [12], estádio [13], futebol [14], incendiados [15], partida [16], polícia [17], protesto [18], prédios [19], sentenças [20], time [21], Torcedores [22], tribunal penal [23]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [24] Fazer uma Reclamação [24] Fazer uma Elogio [24] Fazer uma Sugestão [24] Fazer uma Solicitação [24] Fazer uma Simplifique [24]

Deixe seu comentário