Vaticano - Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o Papa Francisco após missa inaugural do Pontificado de Sua Santidade Papa Francisco na praça de São Pedro

Imagem:

Compartilhar:

Papa Francisco conversa com Dilma nesta quarta-feira

Criado em 19/03/13 09h12 e atualizado em 19/03/13 09h54
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC [2]

Missa inaugural do Pontificado de Sua Santidade, Papa Francisco
Vaticano - Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o Papa Francisco após missa inaugural do Pontificado de Sua Santidade Papa Francisco na praça de São Pedro (© Roberto Stuckert Filho / PR)

Vaticano – A presidenta Dilma Rousseff se reúne amanhã (20), às 11h (7h de Brasília), com o papa Francisco, no Vaticano. Dilma cumprimentou hoje (19) o papa e conversou alguns minutos com ele na fila de cumprimentos, após a cerimônia que marcou o começo do pontificado. Antes do encontro, a presidenta disse que sua intenção era falar sobre o combate à pobreza e à fome.

A presidenta elogiou o empenho do papa em dar prioridade aos pobres, mas pediu que ele compreenda as “opções diferenciadas” no mundo. Ela ressaltou ontem que Francisco “tem um papel importante a cumprir”.

Leia também:

Dilma conversa com o papa Francisco por cerca de dez minutos [3]

Papa pede a líderes políticos que sejam responsáveis e evitem destruição e mortes [4]

Papa envia mensagem, por telefone, a fiéis argentinos em vigília em Buenos Aires [5]

Na homilia, o papa apelou aos líderes políticos para que sejam responsáveis. Francisco usou as expressões “por favor”  e “pedir” ao se dirigir aos líderes para que assumam o papel de “guardiões”, afastando os riscos de destruição e morte do mundo.

O apelo ocorreu na missa que marcou o começo do pontificado. Francisco pediu ainda que todos mantenham a esperança, mesmo nos momentos mais difíceis. Citou várias passagens bíblicas e mencionou repetidas vezes a palavra “responsabilidade”.

“Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos 'guardiões' da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo”, disse Francisco.

Pelo menos 132 países enviaram delegações. Dilma participou da missa acompanhada por uma comitiva de ministros e assessores. Também estavam presentes 32 líderes de distintas religiões, segundo o Vaticano.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [72] Fazer uma Reclamação [72] Fazer uma Elogio [72] Fazer uma Sugestão [72] Fazer uma Solicitação [72] Fazer uma Simplifique [72]

Deixe seu comentário