Leonardo Boff

Imagem:

Compartilhar:

Leonardo Boff considera que papa Francisco é uma promessa

Criado em 13/03/13 19h52 e atualizado em 13/03/13 20h14
Por Portal EBC

Rio de Janeiro, 13 mar (Lusa) - O teólogo brasileiro Leonardo Boff, principal representante da Teologia da Libertação no Brasil, afirmou nesta quarta-feira (13) que o novo papa, Francisco I é uma promessa.

 

Boff considera que o argentino Jorge Mario Bergoglio "inovou" dando "centralidade ao povo de Deus", ao pedir que orassem por ele antes da bênção.

 

 

Antes do anúncio oficial sobre a escolha, Boff arriscou um palpite e, embora não tenha acertado o escolhido, acertou  o nome que seria adotado.

 

O teólogo argumentou, sobre o palpite, que sentia que o Espírito Santo havia dado um "sinal" aos cardeiais de como deveria ser o futuro papa: um franciscano "simples, de hábito e sandálias sem meias".

Maior expoente da Teoria da Libertação no Brasil, Leonardo Boff foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso" e deposto de suas funções ligadas ao ensino no campo religioso em 1984, devido aos questionamentos feitos à hierarquia da Igreja Católica em seu livro "Igreja: Carisma e Poder".

O processo que levou à sua condenação foi realizado pela Congregação para a Defesa da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger (Bento XVI).

A pena foi suspensa em 1986, porém, seis anos mais tarde, diante de uma nova ameaça de punição feita pelas autoridades de Roma, Boff renunciou às suas atividades de padre e desligou-se da Ordem Franciscana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [75] Fazer uma Reclamação [75] Fazer uma Elogio [75] Fazer uma Sugestão [75] Fazer uma Solicitação [75] Fazer uma Simplifique [75]

Deixe seu comentário