Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Paraguai não reconhece observadores da Unasul para eleições no país

Criado em 21/02/13 15h25 e atualizado em 21/02/13 15h37
Por Leandro Melito - Portal EBC*

Governo paraguaio se recusa a receber representante da Unasul
O peruano Salomón Lerner, presidente do Grupo de Alto Nível da União de Nações Sulamericanas (Unasul) visitou o Paraguai em novembro de 2012 mas não foi recebido por Franco (IPParaguay)

Apesar do acordo feito entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSJE) do Paraguai e a missão eleitoral da União de Nações Sulamericanas (Unasul) para o acompanhamento internacional das eleições gerais que acontecem no país em 21 de abril, o governo de Federico Franco ratificou por meio de seu chanceler, José Fernández Estigarribia a postura de não conceder imunidade diplomática aos observadores.

O acordo em que a Unasul disponibiliza 44 observadores para acompanharem o pleito no país foi assinado pelo presidente do TSJE, Alberto Ramíres e o peruano Salomón Lerner, chege do Grupo de Alto Nivel da Unasul para o Paragaui, que encabeçará a missão eleitoral.

O chanceler Paraguaio afirmou que o presidente do TSJE não conhece direito internacional e disse que o governo não autorizará a presença dos observadores. “Os observadores precisam da aprovação do governo e não terão”, afirmou Estigarribia em declarações reproduzidas pela agência pública de notícias do Paraguai, IPParaguay.

Leia também:

Começa corrida eleitoral no Paraguai [2]

Documentos apontam que EUA tiveram influência no golpe do Paraguai [3]

 

Suspensão

Militares do governo Franco foram treinados nos EUA
O paraguai foi suspenso da Unasul após a chegada de Franco ao poder (Natália Viana / Agência Pública)

O então vice-presidente Federico Franco assumiu o poder após a destituição de Fernando Lugo em 22 de junho do último ano, por meio de um impeachment parlamentar. Considerado um golpe de Estado pelos países da região, a destituição de Lugo acarretou a suspensão do Paraguai no Mercosul e na Unasul. Os organismos multilaterais aguardam a posse do novo presidente no dia 15 de agosto, após as eleições, para retirar a sanção contra o país.

O governo Franco acusa a Unasul de “hostilidade e perseguição” e se negou a receber o peruano Lerner durante sua primeira visita à capital [4] do país, em novembro passado.

Chegada ao Paraguai

Apesar da negativa do governo, Salomón Lerner se reuniu nesta quinta-feira com o candidato presidencial Efraín Alegre, da Aliança Paraguai Alegre e prevê manter encontros com o candidato do Partido Colorado, Horacio Cartes e com o movimento esquerdista Avança País, Mario Ferreiro.

Lerner pretende informar os principais candidatos sobre a missão da Unasul durante as eleições, apesar da negativa do governo em conceder a imunidade diplomática aos observadores

Fernando Lugo - 4
O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo (Rafael Alejandro Urzúa Urzúa/Flickr de Fernando Lugo/CC)

Fernando Lugo

O presidente destituído Fernando Lugo é candidato ao Senado pela Frente Guasú, que tem como candidato presidencial Aníbal Carrillo e Luis Aguayo candidato a vice-presidente. Com o início da campanha eleitoral, Lugo escreveu uma carta em que convocou o povo paraguaio a continuar a mudança empreendida em seu governo, que rompeu com mais de 60 anos de continuidade do Partido Colorado com sua eleição em 2008. “Esse ano 800 mil paraguaios decidiram começar uma mudança em nossa dolorida sociedade”, diz a carta que atribuiu a “grupos golpistas e de poder econômico” a ruptura de seu projeto para o país.

* Com informações das agências públicas de comunicação do Paraguai, IPParaguay [5], da Argentina, Télam [6] e de Cuba, Prensa Latina [7]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [57] Fazer uma Reclamação [57] Fazer uma Elogio [57] Fazer uma Sugestão [57] Fazer uma Solicitação [57] Fazer uma Simplifique [57]

Deixe seu comentário