Planeta Terra visto do espaço

Imagem:

Compartilhar:

Queda de meteorito e passagem de asteroide no mesmo dia é "coincidência cósmica", diz pesquisador

Criado em 15/02/13 16h06 e atualizado em 18/02/13 17h57
Por Heloisa Cristaldo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Planeta Terra visto do espaço
Asteroide passará hoje a uma distância de apenas 27,7 mil quilômetros da Terra (Nasa)

ATUALIZADA: Asteroide 2012 DA14 passou a 28,1 mil quilômetros da Terra [3]

Brasília - Cientistas descartaram ligação entre uma chuva de meteoritos na Rússia e a passagem hoje (15) do asteroide 2012 DA14 pela Terra. De acordo com informações do site [4] da Nasa, a agência espacial norte-americana, o asteroide, de 45 metros de comprimento, passará hoje a uma distância de apenas 27,7 mil quilômetros (17,200 milhas) – é a primeira vez que um objeto desse tamanho passa tão próximo do planeta.

Alan Fitzsimmons, perquisador da Universidade Queens em Belfast, na Irlanda do Norte, disse à BBC que a ocorrência de ambos no mesmo dia é somente "uma coincidência cósmica".

Leia também:

Asteroide DA14 passará bem próximo à Terra nesta sexta-feira [5]

Risco de asteroide 2012 DA14 afetar telecomunicações é muito baixo [6]

Não há relação entre meteorito da Rússia e asteroide que passa perto da Terra [7]

A distância em que o asteroide passará equivale a menos de um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. A menor distância será atingida quando o corpo celeste, de 130 mil toneladas, estiver na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e será possível vê-lo com ajuda de instrumentos em partes da Ásia, Oceania, Europa e África.

De acordo com Eugênio Reis, astrônomo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, não há risco de colisão [8] e a passagem do asteroide não causará interferência nos meios de comunicação, pois o corpo celeste é uma rocha pequena que não emite qualquer tipo de radiação. No entanto, as gravidades da Terra e da Lua mudarão a órbita do asteroide, que reduzirá sua translação (órbita em torno do Sol) de aproximadamente 366 dias para menos de 320, o que deixará os encontros com o planeta mais raros.

Assista ainda à matéria

Creative Commons - CC BY 3.0 -

* Com informações da agência de notícias BBC Brasil

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário