Eleições presidenciais no Equador estão marcadas para fevereiro de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Sete empresas equatorianas farão pesquisas eleitorais

Criado em 07/01/13 17h07 e atualizado em 07/01/13 17h14
Por Prensa Latina [2]

(Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral do Equador (CNE) autorizou sete empresas a realizar pesquisas e apresentar prognósticos eleitorais sobre as próximas eleições de 17 de fevereiro e fixou regras para evitar  manipulações. Domingo Paredes, presidente do CNE, nesta segunda-feira (07) a meios locais que os prognósticos poderão ser publicados nos meios de comunicação até o dia 7 de fevereiro, 10 dias antes das eleições.

Os meios de imprensa que descumprirem esta norma serão multados de cinco até 20 mil dólares, segundo o artigo 302 do Código da Democracia.

A reincidência na publicação de pesquisas ou prognósticos no período dos 10 dias antes das eleições será castigada com a suspensão do meio de comunicação por até seis meses.

Leia também:

Oito candidatos disputam eleição no Equador [3]

Presidente do Equador se afastará do cargo no dia 15 de janeiro [4]

Eleições 2013: Equador, Paraguai, Chile, Itália e Israel [5]

O Tribunal Contencioso Eleitoral (TCE) é o responsável pela aplicação das sanções ao representante do meio de comunicação, prévio à emissão de uma sentença depois do devido processo.

Durante a campanha eleitoral, se por qualquer maneira for afetada a honra de um candidato, o meio de comunicação que concedeu o espaço para tal deverá permitir imediatamente a réplica do ofendido na mesma proporção de tempo de duração, pauta, extensão e seção, de acordo com o caso.

O não-cumprimento desta disposição será sancionado com uma multa de até 20 mil dólares, detalham as regras divulgadas pelo CNE.

Até o momento, sete empresas foram habilitadas para apresentar pesquisas de intenção de voto, entre elas: Perfiles y Opinión, Opecuador, Informe Confidencial, Cedatos, Centro de Investigaciones y Estudios Especializados Centroinvest e Consult Marketing Solutions.

Paredes manifestou que apenas estas entidades receberam sua credencial para apresentar seus prognósticos e que as que não se registraram não poderão divulgar nenhuma pesquisa, o descumprimento resultará em multas entre cinco e 20 mil dólares.

As empresas que elaborarem prognósticos eleitorais sem respeitar os procedimentos, análises e apresentação da informação definidos pelas técnicas das ciências sociais para este trabalho serão suspensas imediatamente.

Além disso, essas empresas ficarão inabilitadas para o período eleitoral seguinte, com o que -segundo o CNE- se busca a veracidade e seriedade nos estudos que elas publicam.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [48] Fazer uma Reclamação [48] Fazer uma Elogio [48] Fazer uma Sugestão [48] Fazer uma Solicitação [48] Fazer uma Simplifique [48]

Deixe seu comentário