Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Rússia acusa oposição síria de não querer paz

Criado em 23/01/13 09h36 e atualizado em 23/01/13 09h45
Por Agência Lusa

Conflitos na Síria
Ministro russo dos Negócios Estrangeiros declarou que o Ociente só apoia na teoria os esforços das Nações Unidas para chegar à paz na Síria (Télam)

Moscou, 23 jan (Lusa) - Serguei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, acusou a oposição síria de não pretender renunciar à luta armada, acrescentando que "isso nada trará de bom".

"A Coligação Nacional Síria declarou que o seu objetivo é a derrubada do regime de Assad e das suas instituições, o que contradiz diretamente os acordos de Genebra, onde se sublinha claramente que é necessário conservar as instituições estatais e não repetir os erros cometidos por outros países", frisou ele numa coletiva de imprensa de balanço da diplomacia de Moscou em 2012.

LEIA TAMBÉM:
- Cidadãos russos começam a ser retirados da Síria [2]
- Conflitos levam 12 mil sírios a se refugiar na Jordânia [3]

O ministro russo acusou o Ocidente de ajudar a oposição e de só apoiar em teoria os esforços das Nações Unidas com vistas a pôr fim ao conflito, sublinhando o papel moderador da Rússia, China e ONU.

"Para nós a prioridade não é o alcance de qualquer objetivo geopolítico - e a derrubada de regime é claramente um deles  - mas a estabilização da situação e o fim imediato do derramamento do sangue", acrescentou Lavrov.

Assista reportagem da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Lavrov fez questão de ressaltar que a Embaixada da Rússia na Síria, não obstante as ações militares, funciona normalmente e mantém contatos tanto com o governo, como com a oposição síria.

Por enquanto, a Rússia encerrou o seu consulado na cidade de Alepo e, na terça-feira, retirou cem cidadãos seus da Síria através do Líbano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia revelou num comunicado que Moscou está disposta a continuar a retirada de civis russos da Síria se a situação se justificar e se eles manifestarem o desejo de o fazer.

Tags:  rússia [4], Serguei Lavrov [5], Internacional [1], Ministro [6], negócios estrangeiros [7], oposição [8], Síria [9], luta [10], armada [11], coligação naional [12], derrubada [13], regime [14], Assad [15], acordos [16], Genebra [17], instituições estatais [18], estados [19], diplomacia [20], Moscou [21], coletiva de imprensa [22], balanço [23], 2012 [24], China [25], ONU [26]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário