Em visita ao Rio de Janeiro David Cameron visita a ong Luta pela Paz, na Comunidade da Maré.

Imagem:

Compartilhar:

Reino Unido e Japão cobram das autoridades argelinas resgate de reféns

Criado em 18/01/13 08h37 e atualizado em 18/01/13 08h56
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

David Cameron
David Cameron conversou por duas vezes com o primeiro-ministro da Argélia, para saber detalhes da operação de resgate. (World Economic Forum / Creative Commons)

Brasília – O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, conversou por duas vezes com o primeiro-ministro da Argélia, Abdelmalek Sellal, para saber detalhes da operação de resgate dos reféns de um grupo extremista islâmico no país. Entre as vítimas, há britânicos, franceses e japoneses. Informações não oficiais indicam que pelo menos um britânico foi morto.

Leia também:
Autoridades estrangeiras suspendem viagens ao exterior para acompanhar crise no Mali [3]
Mali deve receber reforço de mais de 2 mil soldados de países africanos [4]
Patriota defende transparência e respeito aos civis no Mali [5]

Um número incerto, mas que deve variar em torno de 40 pessoas, de estrangeiros foi capturado pelos extremistas há dois dias na fronteira entre a Argélia e a Líbia. Informações não oficiais indicam que os argelinos que estavam entre as vítimas conseguiram escapar, porém os estrangeiros não.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, também cobrou providências das autoridades da Argélia. Já o governo das Filipinas informou que 34 dos trabalhadores filipinos que estavam no campo de gás de Amena conseguiram deixar a Argélia.

O grupo extremista, cujas traduções do nome variam entre Assinantes pelo Sangue, Luta contra o Sangue e Capuzes, comandado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, expulso da Al Qaeda do Magrebe Islâmico, assumiu a autoria do sequestro coletivo. O grupo extremista disse ter agido em reação à ação militar da França no Mali, com o envio de militares para ajudar o governo do país africano.

Os reféns foram capturados em uma base de trabalhadores, que faz parte da associação de empresas Sonatrach-BP-Statoil, In Amenas, a 1.300 quilômetros da fronteira da Argélia com a Líbia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [6].

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [52] Fazer uma Reclamação [52] Fazer uma Elogio [52] Fazer uma Sugestão [52] Fazer uma Solicitação [52] Fazer uma Simplifique [52]

Deixe seu comentário