Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria

Imagem:

Compartilhar:

ONU aponta que mais de 60 mil pessoas morreram em conflito na Síria

Criado em 02/01/13 15h30 e atualizado em 02/01/13 15h35
Por Agência Lusa [2]

Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria
Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria (Agência Lusa)

Genebra, 02 dez (Lusa) - Mais de 60 mil pessoas foram mortas desde o início do conflito na Síria em março de 2011, anunciou hoje o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.


O Alto Comissariado reuniu uma lista com 59.648 pessoas mortas na Síria desde o início do conflito  até o final de novembro de 2012. "Dado que o conflito continuou sem abrandar desde o final de novembro, podemos concluir que mais de 60 mil pessoas foram mortas até ao início de 2013", declarou a Alta Comissária da ONU, Navi Pillay, em comunicado.

O maior número de mortos foi registado em Homs (12.560), na periferia rural de Damasco (10.862), em Idleb (7.686), em Alepo (6.188), em Deraa (6.034) e em Hama (5.080). "O número de mortos é muito mais elevado do que o esperado e verdadeiramente chocante", acrescentou.

"O fracasso da ação da comunidade internacional, em particular do Conselho de Segurança, para travar este banho de sangue envergonha-nos a todos", escreveu Pillay.O balanço das Nações Unidas é superior ao do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma organização não-governamental próxima da oposição, que indicou recentemente que a guerra civil fez mais de 46 mil mortos.

A análise estatística divulgada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas foi feita pela Benetech, uma instituição com sede nos Estados Unidos e, segundo a ONU, com "grande experiência na análise estatística de dados relativos a violações dos direitos humanos". Os números indicam que no verão de 2011 registaram-se em média mil mortes por mês, mas a partir de julho de 2012 passaram a ser de mais de 5 mil mortes por mês, de acordo com a análise feita ao longo de cinco meses.

A lista foi feita com dados provenientes de sete fontes diferentes, incluindo o Governo sírio. Na maior parte dos casos documentados, os mortos são homens, mas a análise não permitiu fazer uma distinção clara entre combatentes e não combatentes."Assistimos a uma proliferação de crimes graves cometidos pelas duas partes (forças do governo e rebeldes), incluindo crimes de guerra e muito provavelmente crimes contra a humanidade", denunciou Pillay.

Há vários meses que as Nações Unidas não publicavam dados sobre o número de mortos na Síria. Em dezembro de 2011, a Alta Comissária dos Direitos Humanos disse no Conselho de Segurança da ONU que perto de 5 mil pessoas tinham sido mortas pelas forças de segurança sírias, mas em janeiro de 2012 declarou que a ONU não estava em condições de atualizar o número de vítimas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário