O partido do presidente Sebastian Piñera criticou sua atuação perante demissão de ministro acusado de corrupção

Imagem:

Compartilhar:

Autoridades do Chile avisam que não participarão de cúpula indígena

Criado em 10/01/13 07h13 e atualizado em 10/01/13 07h35
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Partido critica postura do governo chileno diante de denúncias de corrupção
Presidente do Chile, Sebastian Piñera (Télam)

Brasília – O governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, avisou aos líderes da etnia Mapuche que só manterá o diálogo com aqueles que respeitarem as instituições do país. A mensagem foi enviada a uma semana da cúpula indígena, marcada para o dia 16, e em meio a uma série de conflitos entre indígenas e fazendeiros na região de Araucanía, no Norte chileno. A cúpula é organizada pelo Conselho de Todas as Terras e os líderes da Aliança Mapuche.

LEIA TAMBÉM:

Comunidades mapuche convidam presidente do Chile para assembleia sobre conflito [3]

Secretário geral da OEA questiona uso de Lei Antiterrorista no Chile [4]

Chile utilizará Lei Antiterrorista contra ataques incendiários [5]

Os líderes da etnia defendem a recuperação de terras. A campanha indígena diverge do que desejam os fazendeiros do Norte do Chile. Vários incêndios foram registrados na região, inclusive de uma escola infantil, e duas pessoas morreram – um casal de fazendeiros. O governo aumentou a segurança na área e suspeita de atos terroristas.

A porta-voz do governo, Cecilia Pérez, disse que as autoridades se dispõem a dialogar desde que os indígenas respeitem “as instituições chilenas”. Jorge Huenchullán, um dos líderes indígenas, apelou para que o governo colabore com a campanha de recuperação das terras.

Um relatório, elaborado pela Universidade do Chile, recomenda que o governo dialogue com as lideranças indígenas. Em relação à violência em Araucanía, os líderes indígenas negam qualquer ligação.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina [6].

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário