ONU diz que Timor-Leste está pronto para viver “com suas próprias pernas”

Imagem:

Compartilhar:

Missão de paz em Timor-Leste terá fim no dia 31

Criado em 21/12/12 09h44 e atualizado em 21/12/12 09h59
Por Agência Lusa

Timor-Leste
ONU diz que Timor-Leste está pronto para viver “com suas próprias pernas” (yeowatzup/Flickr/Creative Commons)

Díli, 21 dez (Lusa) - O representante do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Timor-Leste, Finn Reske Nielsen, considera que o país fez grandes progressos nos últimos anos e que chegou a hora em que as missões de manutenção de paz devem ser encerradas.

"Não tenho dúvidas de que, com todos os progressos que foram feitos nos últimos meses, Timor-Leste está pronto", afirmou o dinamarquês, que, além de representante de Ban Ki-moon, chefia a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), cujo mandato termina no dia 31 de dezembro.

A UNMIT foi estabelecida em 2006 na sequência da grave crise política e militar que provocou dezenas de mortos, milhares de desalojados e a implosão da polícia nacional.

"Olhamos para 2006 e este país estava muito perto do caos. A polícia estava fracassada, o governo estava funcionando mal e havia o perigo das coisas se tornarem mais sérias. Naquele momento não houve dúvidas de que era preciso apoio internacional, que foi garantido", recordou Finn Reske-Nielsen.

Lembrando que numa fase inicial foi a UNMIT que se encarregou da segurança do país, o representante salientou que, desde março de 2011, é a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) que tem a responsabilidade pelo policiamento. "O que observamos desde então é que a PNTL está operando muito bem e os baixos níveis de criminalidade continuam prevalecendo", referiu.
Outros indicadores de estabilidade no país foram os dois turnos das eleições presidenciais, em março e abril, e as eleições legislativas, de julho.

As eleições "correram muito bem" e levaram à tomada de posse de um novo presidente (Taur Matan Ruak) e de um novo governo (liderado por Xanana Gusmão) e parlamento, acrescentou Finn Reske-Nielsen.

"Penso que não há dúvidas que isto dá claras indicações de que Timor-Leste está realmente pronto para continuar com seus próprios pés", insistiu o representante de Ban Ki-moon.

Entre 1999 e 2012 passaram pelo Timor-Leste cinco missões das Nações Unidas, quatro das quais para a manutenção da paz. A UNMIT termina no dia 31deste mês e em 2013 Timor-Leste inicia uma relação "inovadora de cooperação" com a ONU, conforme pretendem as autoridades timorenses.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário