O presidente russo, Vladimir Putin; e o novo ministro da Defesa, Sergei Choigou

Imagem:

Compartilhar:

Presidente russo demite ministro da Defesa após escândalo de corrupção

Criado em 06/11/12 10h56 e atualizado em 06/11/12 11h06
Por Agência Lusa

Sergei Choigou e Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin; e o novo ministro da Defesa, Sergei Choigou (Agência Lusa)

Moscou, 06 nov (Lusa) – O Presidente russo, Vladimir Putin, demitiu hoje o ministro da Defesa, Anatoli Serdioukov, após um escândalo de corrupção e fraude no ministério.

“Dada a situação, cada vez mais difícil no Ministério da Defesa, decidi libertar das funções o ministro Serdioukov para estabelecer condições objetivas de investigação”, declarou Putin, de acordo com a televisão russa.

Serdioukov, no cargo desde 2007, foi substituído por Sergei Choigou, antigo ministro das Situações de Emergência e nomeado, no início do ano, governador da região de Moscou.

O novo ministro “deverá ser capaz de continuar a dinâmica de desenvolvimento positivo das forças armadas, para garantir a realização das diretrizes militares do Estado e os projetos grandiosos de rearmamento do exército definidos”, sublinhou Putin.

Vladimir Putin colocou o complexo industrial-militar como o centro do desenvolvimento do país e prometeu o rearmamento “sem precedentes” da Rússia nos próximos anos.

O Presidente russo anunciou mais de 550 bilhões de euros para a indústria de defesa nos próximos dez anos.

No fim de outubro, várias investigações foram abertas contra uma empresa controlada pelo Ministério da Defesa russo, a Oboronservis, por fraudes em vendas de imóveis, terrenos, bem como outras irregularidades, e os prejuízos foram avaliados em 74 milhões de euros.

“Se for necessário, (Serdioukov) poderá ser interrogado durante as investigações do caso”, disse o porta-voz da comissão de investigação, Sergei Markin, segundo a agência de notícias russa Itar-Tass.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [36] Fazer uma Reclamação [36] Fazer uma Elogio [36] Fazer uma Sugestão [36] Fazer uma Solicitação [36] Fazer uma Simplifique [36]

Deixe seu comentário