Parlamento da União Europeia

Imagem:

Compartilhar:

União Europeia reforça sanções contra o Irã

Criado em 15/10/12 11h30 e atualizado em 15/10/12 11h35
Por Agência Lusa

Imagem - União Europeia interrompe negociações com Paraguai e Mercosul
Parlamento da União Europeia (UN Photo/Eskinder Debebe/ Creative Commons)

Luxemburgo, 15 out (Lusa) – A União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira (15) um reforço das sanções financeiras e comerciais contra o Irã para limitar o financiamento do regime e pressionar as autoridades a retomar as conversações sobre o programa nuclear.

O novo pacote de sanções foi aprovado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, reunidos em Luxemburgo, e inclui proibição de todas as transferências europeias para bancos ou empresas iranianas. Essa proibição não se aplica no caso de particulares ou de pagamentos de material humanitário, alimentos e equipamento médico.

A proibição das garantias de crédito à exportação, até agora vigente para o médio e longo prazo, passa a incluir também o curto prazo.

As novas sanções visam, pela primeira vez, o setor das telecomunicações e decretam a proibição de importação de gás iraniano, depois da interdição, em julho, da importação de petróleo. São também proibidas as exportações para o Irã de materiais que possam ser utilizados em programas militares, como a grafite e o alumínio.

O novo pacote inclui ainda medidas como a proibição de registrar navios iranianos ou o fornecimento de petroleiros para o transporte de hidrocarbonetos, assim como o congelamento de bens de 30 empresas ligadas aos setores bancário e petrolífero.

Pormenores sobre pessoas e empresas visadas só vão ser conhecidos na terça-feira, mas fontes diplomáticas citadas por agências internacionais indicaram que um dos visados é um ministro iraniano.

“Vamos aumentar a pressão ao longo dos próximos meses, a menos que as negociações prossigam”, afirmou o chefe da diplomacia britânica, William Hague, à imprensa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [28] Fazer uma Reclamação [28] Fazer uma Elogio [28] Fazer uma Sugestão [28] Fazer uma Solicitação [28] Fazer uma Simplifique [28]

Deixe seu comentário