Acampamento de refugiados sírios na Turquia

Imagem:

Compartilhar:

Refugiados sírios na Turquia ultrapassam 100 mil

Criado em 15/10/12 15h06 e atualizado em 15/10/12 15h13
Por Agência Lusa [2]

Refugiados sírios na Turquia
Acampamento de refugiados sírios na Turquia (Syria Freedom/Creative Commons)

Agência Lusa -  O número de refugiados sírios registados na Turquia ultrapassa os 100.000, número considerado pelas autoridades como limite da sua capacidade de acolhimento, anunciou hoje a direção das situações de emergência do governo turco.

Um total de 100.363 refugiados sírios divide-se em 14 acampamentos em sete províncias do sul do país, junto à fronteira com a Síria, segundo um comunicado da agência AFAD.
As autoridades estimam que vários milhares de sírios estejam na Turquia sem registro, instalados em hotéis ou apartamentos.

Leia também:

Síria proíbe aviões turcos de sobrevoarem seu território [3]

União Européia prepara pacote de sanções ao Irã e à Síria [4]

Brasil pede para colaborar no processo de paz do Oriente Médio [5]

Irã apresenta proposta de transição na Síria com Assad no poder [6]

Capacidade de acolhimento

A Turquia, que se opõe ao regime de Damasco, tinha afirmado anteriormente que não tem capacidade para acolher mais de 100.000 refugiados, mas que não vai impedir a entrada de pessoas mesmo depois de ultrapassado esse número.

O ministro para os Assuntos Europeus turco, Egemen Bagis, apelou hoje à União Europeia para aumentar a ajuda à Turquia na gestão desta crise de refugiados e acusou Bruxelas de estar excessivamente centrada na sua crise da dívida. “A Europa devia começar a pensar nas pessoas que fugiram da Síria para a Turquia. A Europa tem de ajudar as que precisam de um abrigo seguro”, disse Bagis em entrevista ao diário alemão Die Welt.

Europa

Confrontados com estas declarações, vários ministros europeus asseguraram que a UE vai manter o apoio à Turquia mas não contempla oferecer-lhes refúgio.

“Temos de nos concentrar no acolhimento dos refugiados lá. Estes refugiados não querem sair do país para sempre, têm família, laços pessoais com o país, e querem regressar o mais depressa possível”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle.

“Não podemos pegar em aviões e transportar estas pessoas para a Europa e dizer que o problema está resolvido”, considerou também o chefe da diplomacia luxemburguesa, Jean Asselborn.
Segundo a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, a UE tem ajudado a Turquia e vai continuar a fazê-lo, sendo que a principal necessidade do país é “tempo” para preparar instalações de acolhimento.

O conflito armado iniciado há 19 meses na Síria provocou uma fuga de refugiados para os países vizinhos, nomeadamente na Jordânia, que acolhe cerca de 210.000 refugiados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [35] Fazer uma Reclamação [35] Fazer uma Elogio [35] Fazer uma Sugestão [35] Fazer uma Solicitação [35] Fazer uma Simplifique [35]

Deixe seu comentário