Governo sírio e rebeldes aceitam trégua temporária durante feriado muçulmano

Imagem:

Compartilhar:

Governo sírio e rebeldes confirmam trégua temporária

Criado em 25/10/12 16h27 e atualizado em 25/10/12 16h40
Por Télam [2]

Governo sírio e rebeldes aceitam trégua temporária solicitada pela ONU
Governo sírio e rebeldes aceitam trégua temporária durante feriado muçulmano (Télam)

O Exército sírio aceitou a proposta de cessar fogo durante quatro dias em razão da festa muçulmana do sacrifício [3] que começa nesta sexta-feira, 26 de outubro, tal como havia proposto o enviado especial da ONU e Liga Árabe, Lakhdar Brahimi [4], informou a cúpula militar em uma declaração transmitida pela TV oficial.

O Comando Geral das Forças Armadas advertiu, no entanto, que aturá caso os “terroristas fortalecerem suas posições ou receberem armamento ou pessoas dentro ou fora do país”. O Comando comprometeu-se a proteger os civis e propriedades públicas e privadas de qualquer agressão, incluindo o uso de carros bomba.

Leia também:

Enviado da ONU chega à Síria para propor trégua [5]

Assad decreta "anistia geral" que exclui crimes cometidos por "terroristas" [6]

Os rebeldes armados do Exército Livre da Síria afirmaram também que cumprirão com o fim das hostilidades, mas advertiram que sob a condição de que o presidente Bashar al Assad “não intervenha militarmente”, ressaltou o comandante rebelde Kasim Saad Edine.

O cessar fogo é uma iniciativa do mediador Brahimi, que anunciou que este passo pode ser “o início de uma solução política” ao conflito que golpeia o país árabe a 19 meses e que custou a vida de mais de 25 mil pessoas, segundo dados da ONU.

Nesta quarta-feira (24), o mediador internacional revelou no Cairo, que o governo sírio havia aceitado a trégua temporária, assim como a maioria dos grupos rebeldes, ainda que um dos grupos armados que operão na Síria, o islamita Frente Al Nusra, disse que não respeitará a trégua.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [45] Fazer uma Reclamação [45] Fazer uma Elogio [45] Fazer uma Sugestão [45] Fazer uma Solicitação [45] Fazer uma Simplifique [45]

Deixe seu comentário