Abbas pedirá reconhecimento da Palestina como Estado não membro da ONU

Imagem:

Compartilhar:

ONU denuncia sérias violações dos direitos humanos dos palestinos

Criado em 24/09/12 20h53 e atualizado em 24/09/12 21h05
Por EBC Fonte:Agência Lusa [2]

Palestina quer reconhecimento
Com apenas 362 quilómetros quadrados e 1,5 milhões de habitantes, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados do planeta, e não possui recursos naturais (Joseba Barrenetxea/Creative Commons)

Genebra (Agência Lusa) – Israel deve reforçar as medidas para terminar com sérias violações dos direitos humanos dos palestinos detectadas durante uma missão de investigação à região, informa um relatório da ONU divulgado nesta segunda-feira (24).

“Existe a necessidade de uma maior e sincera responsabilidade pelas sérias violações dos direitos humanos e da lei humanitária internacional que foram documentadas pela missão de investigação”, afirmou, em Genebra, a vice Alta Comissária para os Direitos Humanos, Kang Kyung-wha, durante uma sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

A responsável pela agência das Nações Unidas apresentou um relatório sobre os progressos efetuados na aplicação das recomendações do relatório Goldstone da ONU, que especifica as violações dos direitos humanos e das leis internacionais durante o conflito na Faixa de Gaza em 2008 e 2009.

Leia também:

Secretário-Geral da ONU defende direito de Palestina ser estado autônomo [3]

Dilma finaliza detalhes do discurso que fará na Assembléia Geral da ONU [4]

“Há quase três anos que este conselho tomou conhecimento das recomendações da missão de investigação. No entanto, ainda ninguém foi indiciado pelos incidentes documentados”, disse.
“O respeito pelos direitos humanos e pela lei humanitária internacional significa que os responsáveis de violações devem comparecer perante a justiça”, frisou.

A mesma responsável defendeu que as sentenças devem corresponder aos crimes, após descrever o caso de um soldado israelita condenado em agosto a apenas 45 dias de prisão pela morte de duas palestinas desarmadas, que erguiam uma bandeira branca durante o conflito em Gaza.

A ofensiva israelita em Gaza iniciada em dezembro de 2008, custou a vida a 1.400 palestinos – mais da metade civis – e 13 israelitas, incluindo três civis e dez soldados.

Com apenas 362 quilómetros quadrados e 1,5 milhões de habitantes, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados do planeta, e não possui recursos naturais.

O relatório, da responsabilidade do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também se refere ao fechamento das fronteiras e às restrições em Gaza, como os obstáculos à movimentação das populações na Cisjordânia, fatores que agravam a crise económica nos territórios palestinos.

O documento recorda ainda os 4.500 palestinianos detidos nas prisões israelitas, e sublinha que 250 estão sob a designada “detenção administrativa”, sem julgamento.

O relatório também critica os grupos armados palestinos por dispararem morteiros e lança-foguetes em direção a Israel, e as autoridades palestinas, por diversas detenções arbitrárias. O representante de Israel esteve ausente do conselho, num sinal de desaprovação face às conclusões do relatório da agência de direitos humanos da ONU.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário