Brasil tem os maiores juros de cartão de crédito da América Latina

Imagem:

Compartilhar:

Pagamentos eletrônicos podem comprovar despesas médicas em deduções do imposto de renda

Criado em 11/04/13 14h35 e atualizado em 03/01/15 11h46
Por Thiago Pimenta Fonte:Portal EBC

Imagem - Brasil tem os maiores juros de cartão de crédito da América Latina
As faturas de cartões de crédito e outros documentos bancários podem ser úteis na hora de declarar informações para o imposto de renda. (LaTunya Howard / Creative Commons)

Despesas feitas pela internet e em sites de compra coletiva, que envolvem serviços de saúde ou educação, podem ter os valores deduzidos do Imposto de Renda. Para isso, é necessário que o contribuinte comprove as compras anexando as faturas de cartão de crédito, suas, ou de seu dependente, inclusive com os pagamentos via plataforma eletrônica, como PayPal e PagSeguro.

Valem como despesas de saúde os gastos com tratamentos médicos, odontológicos, fisioterápicos e fonoaudiológicos, por exemplo. As cirurgias plásticas com finalidade estética também foram incluídas a partir da declaração de 2010. Os pagamentos feitos a assistente social, massagista e enfermeiro são dedutíveis desde que por motivo de internação do contribuinte ou de seus dependentes e integrem a fatura emitida pelo estabelecimento hospitalar.

Já os gastos com instrução são dedutíveis do imposto de renda somente se representarem despesas com educação infantil, ensino fundamental, médio e superior. Cursos de idiomas, por exemplo, não são dedutíveis.

Confira a explicação do professor Otton de Azevedo Lopes, especialista em direito econômico, financeiro e tributário da Universidade de Brasília (UnB):

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [72] Fazer uma Reclamação [72] Fazer uma Elogio [72] Fazer uma Sugestão [72] Fazer uma Solicitação [72] Fazer uma Simplifique [72]

Deixe seu comentário