Chapa “Unidos pelo Brasil” oficializa apoio a Eduardo Campos

Imagem:

Compartilhar:

Com morte de Campos, Marina Silva pode assumir disputa à Presidência da República

Criado em 13/08/14 13h25 e atualizado em 13/08/14 14h04
Por Portal EBC

Chapa “Unidos pelo Brasil” oficializa apoio a Eduardo Campos
Campos e Marina na convenção que oficializou a chapa “Unidos pelo Brasil” (Wilson Dias/Agência Brasil)

Com a morte do candidato à presidência da República, Eduardo Campos, a coligação Unidos Pelo Brasil  (PSB, PHS, PRP, PPS, PPL, PSL) terá dez dias para convocar nova convenção e decidir quem passa a disputar o cargo. É o que define a Resolução 23.405 do Tribunal Superior Eleitoral no artigo 61 [2]. Não há condução automática da candidata a vice-presidente, Marina Silva, que pode ser escolhida e confirmada nessa convenção. Qualquer pessoa filiada a um dos partidos da coligação e que cumpra os critérios de eligibilidade pode ser escolhida.

Conheça a trajetória de Eduardo Campos [3]

Marina Silva vai a Santos acompanhar os desdobramentos do acident [4]e

Políticos e amigos de Campos prestam homenagem [5]

Depois de concorrer à presidência, em 2010, pelo Partido Verde (PV), Marina Silva tentou criar uma nova sigla, o Rede Sustentabilidade, mas não conseguiu o registro na Justiça Eleitoral. Filiou-se, então, ao PSB, e incorporou ao programa de governo os princípios da sustentabilidade e defesa do meio ambiente.

Confira o que diz a Resolução:

Art. 61. É facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro (Lei nº 9.504/97, art. 13, caput; LC nº 64/90, art. 17; Código Eleitoral, art. 101, § 1º).

§ 1º A escolha do substituto será feita na forma estabelecida no estatuto do partido político a que pertencer o substituído, devendo o pedido de registro ser requerido até 10 dias contados do fato ou da notificação do partido da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº 9.504/97, art. 13, § 1º).

§ 2º A substituição poderá ser requerida até 20 dias antes do pleito, exceto no caso de falecimento, quando poderá ser solicitada mesmo após esse prazo, observado em qualquer hipótese o prazo previsto no parágrafo anterior.

§ 3º Nas eleições majoritárias, se o candidato for de coligação, a substituição deverá ser feita por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos políticos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido político ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência (Lei nº 9.504/97, art. 13, § 2º).

Confira os critérios de eligibilidade:

O artigo 14 da Constituição Federal de 1988, no parágrafo 3º, define as condições de eligibilidade. É necessário estar filiado ao partido pelo menos desde um ano antes da data da eleição para poder se candidatar. 

§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:

I - a nacionalidade brasileira;

II - o pleno exercício dos direitos políticos;

III - o alistamento eleitoral;

IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;

V - a filiação partidária;    

VI - a idade mínima de:

a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

d) dezoito anos para Vereador.

§ 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

 

Acidente aéreo

Eduardo Campos morreu na manhã de hoje (13) [6] em queda de um jatinho na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. O neto do político Miguel Arres morreu na mesma data que seu avô.
O canditado do PSB à presidência da República tinha acabado de fazer 49 anos, em 10 agosto. 

Tags:  Eduardo Campos [7], Marina Silva [8], quem assume [9], vice [10], PSB [11], morte de eduardo campos [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário