O comércio varejista está otimista em relação ao aumento das vendas

Imagem:

Compartilhar:

Confiança do consumidor paulistano chega ao nível mais baixo desde 2009

Criado em 05/08/13 16h36 e atualizado em 05/08/13 16h51
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

Comércio
Em julho, houve queda de 14,8% no índice em comparação com julho de 2012 e de 5,7% em relação ao mês anterior. (Marcelo Camargo/ABr )

São Paulo – Em julho, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) chegou a 136,7 pontos, o mais baixo nível desde maio de 2009, quando o indicador ficou em 128,95 pontos. O ICC é apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo Altamiro Carvalho, assessor econômico da FecomercioSP, a queda no índice de confiança deve-se principalmente à persistência da inflação. “Isso fez com que as famílias [paulistanas] passassem a se preocupar com a situação, reduzindo-se sua confiança na economia. Além disso, a inflação em alta impacta diretamente no poder aquisitivo e no orçamento doméstico das famílias. Há também o cenário de pessimismo no ambiente econômico”, disse Carvalho, em entrevista à Agência Brasil.

Leia mais:

Renda per capita da família brasileira cresce 3% ao ano em uma década [3]

Movimento de consumidores nas lojas cresce 0,2% em julho [4]

Estimativa para inflação é mantida em 5,75% este ano [5]

 

Em julho, houve queda de 14,8% no índice em comparação com julho de 2012 e de 5,7% em relação ao mês anterior. Foi a quinta queda consecutiva do índice. De acordo com Carvalho, não foi só a inflação que contribuiu para a queda do ICC. “Hoje temos um cenário bastante diferente do que tínhamos no ano passado. A inflação superou o teto da meta, o que não havia ocorrido em 2012."

O economista lembrou que, no começo do ano passado, havia uma política nitidamente expansionista do governo, com incentivos, desonerações e reduções sucessivas da taxa de juros. "Hoje temos o ciclo inverso, com aumento na taxa de juros. Isso significa maior rigor e preocupação do governo com a política de expansão, o que está sendo interpretado pelas famílias como sinal de dificuldade.”

Para ele, a intensificação das manifestações de protesto nas ruas, nos últimos meses, também contribuiu para a queda da satisfação ou do otimismo do consumidor paulistano.

Apesar da queda, a confiança do consumidor continua positiva. O ICC segue uma escala na qual resultados acima de 100 indicam otimismo e, abaixo de 100, pessimismo. “O índice está em trajetória de queda do otimismo e da satisfação. O que notamos é que a queda está se dando de maneira muito forte. Houve queda de quase 15% nesse índice em menos de 12 meses”, disse Carvalho. Ele aponta tendência de queda para os próximos meses. “Ainda não surgiu nenhum fato que venha a indicar que tenhamos uma reversão desse processo.

Dois componentes do índice indicaram retração em julho. O Índice de Condições Econômicas Atuais apresentou queda de 7,5%, passando de 147,5 pontos em junho para 136,4 em julho. Já o Índice de Expectativa ao Consumidor teve queda de 4,5% em comparação com junho, alcançando 136,9 pontos.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [49] Fazer uma Reclamação [49] Fazer uma Elogio [49] Fazer uma Sugestão [49] Fazer uma Solicitação [49] Fazer uma Simplifique [49]

Deixe seu comentário