Notas de dólares

Imagem:

Compartilhar:

Dólar "defasado" dificulta recuperação da indústria, diz CNI

Criado em 18/06/13 14h08 e atualizado em 18/06/13 14h23
Por Luciene Cruz* Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

dólar
Mesmo com a alta do dólar nos últimos dias, o presidente da CNI ressaltou que a cotação da moeda estrangeira está “desafasada” e tem “contribuído” para a dificuldade de recuperação do setor (Marcos Santos/ USP Imagens )

Brasília – Mesmo com a alta do dólar nos últimos dias, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, ressaltou que a cotação da moeda estrangeira está “desafasada” e tem “contribuído” para a dificuldade de recuperação do setor. “O dólar defasado favorece importações, principalmente importações de produtos manufaturados”, disse Andrade, após participar hoje (18) de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos, no Senado.

Apesar de defender o preço do dólar em um patamar mais elevado, Robson Andrade disse que outros fatores são fundamentais para trazer mais competetividade ao setor industrial. “Não trabalhamos para a subida do dólar. Trabalhamos para a competitividade da indústria por infraestrutura, custo do trabalho, inovação, pela redução da carga tributária no Brasil que é extramente elecada”, explicou.

Durante a audiência, a CNI apresentou aos senadores o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, que estabelece metas e diretrizes para melhoria da indústria nacional e aumento da competitividade.

O Banco Central (BC) tem feito várias intervenções no mercado de câmbio para conter a alta da moeda norte-americana cuja cotação está em torno de R$ 2,18. Na semana passada, o BC promoveu quatro intervenções no mercado de câmbio, vendendo dólares no mercado futuro, quando a moeda passou de R$ 2,15. O governo também retirou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1% cobrado sobre a venda de moeda estrangeira no mercado futuro para aumentar a oferta e segurar a cotação.

*Colaborou Kelly Oliveira
 

Edição: Nádia Franco

 

 

 

Tags:  banco central [3], CAE [4], CNI [5], dólar [6], Economia [1], Indústria [7], IOF [8], mercado de câmbio [9], Senado [10], defasagem [11], setor [12], Robson Andrade [13], bc [14]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário