Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 30% das redações do Enem serão corrigidas por terceiro avaliador

Criado em 08/05/13 19h33 e atualizado em 08/05/13 19h56
Por Mariana Tokarnia Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Correção será mais rigorosa. Bastará uma frase desconectada com o tema proposto inserida deliberadamente para que a prova seja anulada(Joana Rangel/ Creative Commons )

Brasília - A correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 será mais rigorosa. Bastará uma frase desconectada com o tema proposto inserida deliberadamente para que a prova seja anulada. Além disso, erros gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos apenas como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. As providências foram tomadas para que casos como inserção de receita de miojo ou hino do Palmeiras [3] - que receberam nota acima 500 ou mais (metade da nota máxima), como aconteceu na última edição - não sejam toleradas.

O edital foi antecipado hoje (8) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Amanhã (9), será publicado oficialmente no Diário Oficial da União.

Leia também:

Enem 2013: provas serão em 26 e 27 de outubro; inscrições começam dia 13 de maio [4]

Enem endurece critérios de correção da redação para 2013 [5]

Erros de português serão punidos com maior rigor no Enem 2013 [6]

Todas as redações serão corrigidas por dois corretores. Não havendo uma diferença maior do que 100 pontos entre as duas avaliações, a nota final será a média aritmética simples de ambas. Caso haja discrepância maior do que 100 pontos, a redação será corrigida por um terceiro avaliador. No ano passado, a diferença mínima era 200 pontos. Além disso, se houver uma diferença de 80 pontos entre as notas em qualquer quesito avaliado, a redação passará também por uma terceira correção. A expectativa é que uma a cada três redações irá para um terceiro corretor, antes o índice era de aproximadamente 21%.

Caso a nota do terceiro avaliador tenha uma diferença de 100 pontos em relação às duas primeiras ou fique exatamente entre as duas notas, a decisão final caberá a uma banca composta por três professores avaliadores.

Na redação, os candidatos deverão demonstrar o domínio da norma padrão da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento dentro de um texto dissertativo-argumentativo; selecionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.  

Os avaliadores também serão submetidos a um critério mais rigoroso. Além da ampliação da carga horária e inserção de novos módulos de treinamento presencial e à distância durante a capacitação, na hora de corrigir as provas, eles são monitorados e avaliados online. Serão usados 33 parâmetros e os corretores que tiverem um desempenho inferior a sete, em uma escala de zero a dez, serão eliminados. No ano passado, a eliminação ocorria quando o desempenho era inferior a cinco. Em 2012, foram 760 corretores afastados.

Haverá também supervisores, que além de avaliar o trabalho dos corretores, irão monitorar as correções e pedirão explicações caso considerem pertinente. Redações nota mil (máxima) e aquelas com erros de português considerados excepcionalidade deverão obrigatoriamente ser acompanhadas de uma justificativa.

O Ministério da Educação vai aumentar o número de corretores e o valor pago por redação vai subir de R$ 2,35 para R$ 3,00.

Edição: Carolina Pimentel

Tags:  avaliadores [7], provas [8], redações [9], correção [10], corretores [11], estudantes [12], Enem [13], MEC [14], nota [15], critérios de correção [16], correção mais rigorosa [17]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário