Em setembro, a dívida bruta do setor público chegou a R$ 2,542 trilhões.

Imagem:

Compartilhar:

Receita Federal disponibiliza download do programa para declaração de imposto de renda

Criado em 22/02/13 15h57 e atualizado em 03/01/15 11h48
Por Thiago Pimenta Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Cédulas de Real
A partir deste ano será possível realizar doações no momento da declaração a fundos assistenciais beneficiados pelo ECA. (BenjaminThompson/Creative Commons)

Já está disponível o programa do IRPF 2013 disponibilizado pela Receita Federal [2] para declaração das informações financeiras que deverão compor o cálculo do importo de renda 2013. O download pode ser feito aqui. [3]  O programa tem versões disponíveis para diversas plataformas, entre elas Windows, Linux, Mac e Solaris, além de uma versão multiplataforma. O contribuinte também deve baixar a nova versão do Receitanet, programa utilizado para transmitir pela internet a declaração.

Para este ano a Receita disponibilizará uma série de mudanças, como por exemplo, a importação das informações prestadas no ano passado, como uma forma de facilitar o preenchimento do contribuinte. Dessa forma, na hora do preenchimento será possível atualizar os valores e as fontes da declaração passada.

Leia também:

IR 2013: confira o passo a passo para organizar a declaração do imposto de renda [4]

IR 2013: contribuinte poderá fazer doação no momento de declarar imposto [4]

IR 2013: tire suas dúvidas sobre a declaração [5]

Outra novidade é que a partir deste ano será possível realizar doações a fundos assistenciais beneficiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) [6] e cadastrados na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O limite para doações neste momento é de 3%, respeitando-se o limite global para doações de 6%.

O prazo para prestar contas com o leão começa no dia 1º de março e vai até 30 de abril. A declaração pode ser entregue pela internet ou em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Após esse prazo, o cidadão fica sujeito ao pagamento de multa que tem como valor mínimo R$ 165,74 e pode chegar a 20% do valor do imposto devido à Receita.

 

* Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [82] Fazer uma Reclamação [82] Fazer uma Elogio [82] Fazer uma Sugestão [82] Fazer uma Solicitação [82] Fazer uma Simplifique [82]

Deixe seu comentário