Parto Normal

Imagem:

Compartilhar:

Brasil sediará evento internacional sobre parto normal

Criado em 06/10/14 18h04 e atualizado em 06/10/14 18h39
Por Alana Gandra Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Parto Normal
Parto Normal (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com cerca de 1 milhão de cirurgias cesarianas por ano, o Brasil lidera o ranking mundial em número desse tipo de cirurgia, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a pesquisa Nascer no Brasil:  Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, feita de 2011 a 2012 pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), 23.940 mulheres entrevistadas em maternidades públicas, privadas e mistas, 52% relataram que passaram por cesarianas.

No setor privado, o percentual de crianças que nasceram por cesáreas chega a 88%. A pesquisa aponta ainda o alto número de cesáreas em adolescentes (42%). Para tentar reverter o quadro, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz promove, pela primeira vez no Brasil, a conferência internacional Parto Normal e Nascimento.

Leia também:

Câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres de todo o mundo [3]

A conferência ocorre desde 2002 no Reino Unido para debater o trabalho de parto e o parto normal e, em 2010, passou a ser organizada também fora da Inglaterra. O primeiro país estrangeiro a receber o evento foi o Canadá, seguindo da China, em 2012.

A primeira parte da conferência ocorrerá de 10 a 13 deste mês, em Búzios, na Região dos Lagos, mas será fechada ao público. Uma segunda conferência, aberta, ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16.  As inscrições para a segunda etapa se encerrarão no dia 9.

De acordo com a epidemiologista Maria do Carmo Leal, da ENSP/Fiocruz, que pesquisa sobre saúde da criança, da mulher e de adolescentes e, a ideia é “socializar as oportunidades de troca e de aprendizado” e debater sobre o parto “que seja comandado pela mulher e que tenha bom resultado obstétrico”. Serão discutidas práticas desenvolvidas por profissionais que englobam a atenção ao parto, o nascimento e a atenção à criança nos primeiros anos de vida.

Para a médica, que participou do evento há seis anos na Inglaterra, a reflexão é importante, pois o Brasil está focado “em intervenções, muitas vezes desnecessárias”, lembrando que estudos apontam que a indicação da cesariana não deve superar 15%.

Segundo a médica da ENSP, estudos indicam que “não se precisa mais de 15% de cesáreas”. Maria do Carmo Leal disse que a intervenção desnecessária pode trazer risco para a mãe e o bebê, como o nascimento prematuro ou infecção na mulher, conforme apontam estudos. “O problema é quando ela não é recomendada”, disse. “Ela [mulher] fica com uma cicatriz no útero e nas próximas gestações tem maior risco de ter uma implantação baixa e inadequada da placenta, ter sangramento”, avalia a médica.

Editora: Carolina Pimentel

Tags:  Geral [4], parto normal [5], cesariana [6], Fiocruz [7], OMS [8], Saúde [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário