Merenda escolar

Imagem:

Compartilhar:

Ex-prefeita de Jandira é investigada por desviar verbas da merenda escolar

Criado em 25/03/14 13h17 e atualizado em 25/03/14 13h49
Por Pedro Peduzzi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil [2]

A Polícia Federal (PF) cumpre  oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, para desarticular uma quadrilha que desviava recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), repassados à prefeitura de Jandira (SP) para a compra de merenda escolar no município. Deflagrada na manhã de hoje (25), a Operação Iraxim envolve 60 policiais. De acordo com a PF, há “indícios do envolvimento” da ex-prefeita Anabel Sabatine (PSDB) e de ex-gestores e empresas que forneciam alimentos à prefeitura durante o mandato dela.

Leia mais no Portal EBC

PF busca empresários e ex-prefeitos suspeitos de desvio de verba [3]

Anabel Sabatine administrou a cidade entre 2010 e 2012, após o então prefeito Bras Paschoalin (PSDB) ter sido assassinado. O crime aconteceu em 2010, em frente a uma rádio local onde Paschoalin ia participar de um programa. Na época, ele era acusado de manter um esquema de pagamento de propina para vereadores de Jandira. O então secretário de Habitação do município, Vanderlei Aquino, foi um dos investigados pelo crime.

Contatado pela Agência Brasil, o secretário de Comunicação de Jandira, Vladimir Soares, informou que a PF foi hoje cedo à prefeitura para acessar alguns documentos. Atualmente, a prefeitura da cidade é administrada por Geraldo Teotônio (PV), que quando vereador fazia “oposição ferrenha” à então prefeita.

“A prefeitura está colaborando no que for necessário para que a operação tenha sucesso”, garantiu o secretário de Comunicação.

Em nota, a PF informa que a dispensa de licitação “era apenas uma estratégia usada para a contratação direcionada de determinadas empresas” e que o superfaturamento de preços em alguns casos chegou a 200%. “Em apenas quatro contratos – que somam R$ 5 milhões – há indícios do desvio de mais de R$ 2,5 milhões”, diz a nota.

Os investigados pela Operação Iraxim responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e fraudes em licitações, cujas penas variam de 2 a 12 anos de prisão.

Editora Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário