Carlos Minc, secretário do ambiente do Rio de Janeiro (RJ).

Imagem:

Compartilhar:

Minc vistoria obras de prevenção de enchentes em Nova Friburgo

Criado em 17/12/13 18h09 e atualizado em 17/12/13 21h28
Por Agência Brasil [2] Edição:Carolina Pimentel

Rio de Janeiro – O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, visitou na manhã de hoje (17) o município de Nova Friburgo, na região serrana, para fiscalizar o andamento das obras de prevenção de enchentes. Entre as medidas, está a canalização do Rio Bengalas, que corta o centro da cidade e costuma transbordar em caso de chuva forte. Minc também mostrou o projeto do parque fluvial, que inclui a recuperação dos rios atingidos nas chuvas de 2011 e mapas de intervenções para a recuperação do Córrego Dantas.

Leia mais notícias [3]

Além de vistoriar as obras, o secretário apresentou os Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres, que em parceria com a Defesa Civil e entidades comunitárias, visa a orientar moradores sobre como agir em situações emergenciais em que há necessidade de desocupar as casas.

Foram divulgados mapas com rotas de fuga e pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir para se protegerem de enchentes e desabamentos, além de um kit preventivo de desocupação emergencial, que vem sendo distribuído pela Defesa Civil e pela secretaria  em Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

"Esse plano de emergência foi feito com a própria comunidade e com a Defesa Civil. Ele orienta o que as pessoas podem e devem fazer em caso de chuvarada muito forte. É uma experiência inovadora que junta educação ambiental, o Inea [Instituto Estadual do Ambiente], a Defesa Civil e os líderes comunitários. Os voluntários, por conhecerem a região, sabem onde tem uma pessoa com deficiência ou uma grávida, por exemplo, isso pode nos beneficiar. Temos que combinar a recuperação dos rios com a questão das encostas e com planos comunitários, pelos quais as pessoas sabem exatamente como proceder e quais são os lugares seguros", disse.

Os kits preventivos têm ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata, capas de chuva e uma pasta plástica com vedação impermeável para as pessoas guardarem documentos e remédios em situações que demandem a saída de casa.

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário