Manifestação ocorre no centro do Rio. O feriado em comemoração ao Dia da Independência tem protestos por todo o país

Imagem:

Compartilhar:

Justiça do Rio concede liberdade a universitário preso em protesto do 7 de Setembro

Criado em 23/09/13 21h25 e atualizado em 23/09/13 21h41
Por Douglas Corrêa Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Rio de Janeiro – A Justiça concedeu habeas corpus ao estudante de psicologia Wallace Vieira Santos, preso durante as manifestações de 7 de Setembro. Das 65 pessoas detidas na ocasião, o universitário era o único que permanecia preso, com a prisão preventiva decretada.

O universitário, que é bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni), foi detido com uma arma de uso restrito, sinalizador e uma bomba do tipo "cabeça de nego", que é vendida em lojas de fogos de artifício.

Na decisão, a juíza Alessandra de Araújo Bilac, da 42ª Vara Criminal da Capital aponta ineficência da polícia técnica para apresentar um laudo sobre o material apreendido com o estudante. "Decorridos mais de 15 dias de sua prisão, em razão da ineficiência da nossa polícia técnica, a qual, infelizmente se encontra sucateada, não foi trazido ao processo o laudo dos artefatos apreendidos em poder do réu".

A juíza diz ainda que o universitário tem residência fixa e não tem antecedentes criminais. "A manutenção da custódia cautelar se mostra desproporcional. Desta forma, acolho os fundamentos da defesa e revogo a prisão preventiva de Wallace Vieira Santos".

Wallace está preso em Bangu 9, no Complexo de Gericinó, e deverá ser solto amanhã (24) porque a Justiça tem de cumprir trâmites burocráticos e um oficial de Justiça tem de levar o documento com pedido de relaxamento da prisão até o presídio.

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário