sal marinho

Imagem:

Compartilhar:

Cade investiga denúncia de cartel na produção de sal marinho

Criado em 26/09/13 13h35 e atualizado em 26/09/13 13h53
Por Pedro Peduzzi Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasilv [2]

sal marinho
Em nota divulgada hoje (26), o Cade informa que as investigações foram motivadas por matérias veiculadas na mídia, nas quais  representantes do setor fizeram comentários sobre acertos de preço e controle da produção do sal no Rio Grande do Norte. (Tony Hisgett / Wikimedia Commons)

Brasília – A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou processo administrativo, após denúncias de atuação de um cartel na produção e beneficiamento de sal marinho. De acordo com o Cade, as empresas investigadas respondem por mais de 80% da produção de sal no país.

Em nota divulgada hoje (26), o Cade informa que as investigações foram motivadas por matérias veiculadas na mídia, nas quais  representantes do setor fizeram comentários sobre acertos de preço e controle da produção do sal no Rio Grande do Norte.

Leia outras notícias de Economia [3]

Há cerca de um ano, o Cade cumpriu nove mandados de busca e apreensão na sede de sindicatos e empresas que supostamente estariam envolvidas no cartel. A operação abrangeu os municípios de Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte, e o Rio de Janeiro, onde os grupos mantêm escritórios comerciais. Na operação, foram apreendidos documentos físicos e eletrônicos que, segundo a nota, “revelaram informações acerca do suposto cartel, que já estaria em atuação há mais de 20 anos”.

Três associações do setor, 21 empresas salineiras e 43 pessoas físicas teriam atuado para fixar preços, valores de frete e condições de venda, além de dividir o mercado e controlar quotas de produção.

Como essas empresas respondem por mais de 80% da produção nacional, o Cade suspeita da existência de cartel, o que resultaria em “impacto significativo” nos preços do sal para a alimentação. Entre as consequências está o encarecimento da cesta básica em todo o país e do sal usado na indústria de produtos químicos e farmacêuticos.

Edição: Nádia Franco

 

 

Tags:  acerto de preços [4], Cade [5], cartel [6], Justiça [7], mídia [8], Mossoró [9], Natal [10], Rio de Janeiro [11], Rio Grande do Norte [12], sal marinho [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário