Médico aferindo pressão arterial de paciente.

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

União defende validade do Mais Médicos em processo no STF

Criado em 05/08/13 20h21 e atualizado em 05/08/13 20h55
Por Débora Zampier Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

 

Brasília - Profissionais da saúde fazem protestos contra o Mais Médicos. Eles pedem a derrubada da Medida Provisória 621, que criou o programa, e a destinação de 10% da receita bruta da União para o setor de saúde
Brasília - Além dos protestos contra o Mais Médicos, o programa foi alvo de cinco ações judiciais, três na Justiça Federal em Brasília e duas no STF (Valter Campanato/ABr)

Brasília – A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou defesa do Programa Mais Médicos em processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O programa instituído pelo governo federal foi questionado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) em mandado de segurança sob relatoria do ministro Marco Aurélio Mello.

O programa foi alvo de cinco ações judiciais, três na Justiça Federal em Brasília e duas no STF. Além do processo de Bolsonaro, havia outro questionamento da Associação Médica Brasileira que foi negado pelo ministro plantonista Ricardo Lewandowski [3] antes mesmo de ouvir as partes envolvidas.

Segundo a AGU, Bolsonaro escolheu o formato errado para questionar a legalidade do programa, uma vez que a presidenta da República não pode ser responsabilizada pela discussão da medida provisória no Congresso Nacional.

No mérito, a AGU argumenta que houve a necessária urgência e relevância para a edição de medida provisória. Segundo o órgão, os dados apresentados pelos ministérios da Saúde e da Educação são suficientes para mostrar que a medida era “absolutamente necessária, relevante e inadiável”.

“Temas de especial significância, em situações que demandam rápida atuação em favor da sociedade, requerem tratamento rápido e eficiente por parte do Estado. E essa celeridade por vezes é tão premente que sequer pode esperar o rito regular das proposições legislativas”, argumenta a AGU.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [34] Fazer uma Reclamação [34] Fazer uma Elogio [34] Fazer uma Sugestão [34] Fazer uma Solicitação [34] Fazer uma Simplifique [34]

Deixe seu comentário