título eleitor regularizar prazo eleitoral

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 800 mil brasileiros estão com os direitos políticos suspensos

Criado em 05/08/13 18h41 e atualizado em 05/08/13 18h55
Por Agência Brasil [2] Edição:Beto Coura

título eleitor regularizar prazo eleitoral
O sistema informa que 1,3 mil pessoas estão com os direitos políticos suspensos sem motivo informado. (Nelson Jr./ASICS/TSE)

Brasília – Levantamento realizado pela Justiça Eleitoral indica que mais de 883 mil brasileiros estão com os direitos políticos suspensos. Eles não podem votar e ser votados, filiar-se a partidos políticos ou exercer cargos públicos.

A condenação criminal é a maior causa para suspensão dos direitos políticos, com 657 mil casos, seguida pela incapacidade civil absoluta (143 mil). Quase 77 mil brasileiros no serviço militar estão com os direitos políticos suspensos, assim como 3 mil condenados por improbidade administrativa.

Leia mais:

Grupo ocupa prédio do antigo Museu do Índio, no Maracanã [3]

Estudantes mantêm ocupação na Universidade Gama Filho [4]

Combate à violência contra jovens negros será prioridade, diz presidenta [5]

 

O sistema informa que 1,3 mil pessoas estão com os direitos políticos suspensos sem motivo informado, 272 brasileiros optaram por exercer direitos políticos em Portugal e 187 foram punidos por se recusarem a cumprir obrigações civis, como o serviço militar.

São Paulo tem o maior número de ocorrências, com 232 mil casos, seguido por Minas Gerais (94 mil), Rio Grande do Sul (81 mil), Paraná (70 mil) e Rio de Janeiro (57 mil).

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [45] Fazer uma Reclamação [45] Fazer uma Elogio [45] Fazer uma Sugestão [45] Fazer uma Solicitação [45] Fazer uma Simplifique [45]

Deixe seu comentário