A Comissão da Verdade busca colher relatos dos "anos de chumbo" do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Verdade de São Paulo ouve depoimentos sobre Chacina da Lapa

Criado em 08/08/13 21h00 e atualizado em 08/08/13 21h07
Por Bruno Bocchini Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

São Paulo – A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo ouviu hoje (8) o depoimento do jornalista Pedro Estevam da Rocha Pomar, neto do então dirigente do PCdoB Pedro Pomar, um dos mortos em São Paulo no episódio que ficou conhecido como Chacina da Lapa, em dezembro 1976.

“Os documentos oficiais construíram uma versão mentirosa. E essa versão foi estampada nos jornais da época. E acabou, de certa maneira, persistindo. Você lê algumas publicações e tem a impressão que, após a morte de Vladimir Herzog e de Manuel Fiel Filho [nas dependências do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) em outubro de 1975 e janeiro de 1976, respectivamente] não houve mais mortes, não houve mais repressão violenta, não houve mais tortura”.

“Achamos importante fazer essa contraposição para repôr a verdade histórica”, disse Pedro Estevam em depoimento na Assembleia Legislativa de São Paulo.

No episódio, três militantes contrários ao regime foram mortos. Pedro Pomar e Ângelo Arroyo, dirigentes do PCdoB, executados por agentes da ditadura no dia 16 de dezembro dentro de uma casa na Rua Pio XI, na Lapa, usada pelo partido como local de reunião. No dia anterior, o economista João Batista Franco Drummont foi preso quando saía da casa e levado para as dependências do DOI-Codi, onde foi morto.

A casa estava sendo vigiada pelas forças de segurança havia quatro dias. Foram presos, e posteriormente torturados, Maria Trindade, que ainda estava na casa quando da invasão dos militares, Haroldo Borges Rodrigues Lima, Aldo Arantes e Wladmir Pomar, que já tinham deixado o local. Elza de Lima Monnerat e Joaquim Celso de Lima foram presos quando estavam em um carro em frente ao local.

Na versão oficial, apresentada pelo Exército à época, a casa de número 767 na Rua Pio XI, na Lapa, era usada para “reuniões clandestinas com comparecimento de elementos ligados à subversão”.

“Foi dito que houve tiroteio e resistência armada. E que João Batista morreu atropelado. Que não houve tortura posterior. Mas os presos foram torturados em São Paulo e no Rio de Janeiro, torturados durante dez dias no DOI-Codi do 1º Exército”, disse Pedro Estavam.

O presidente da Comissão Estadual Verdade, deputado estadual Adriano Diogo (PT), o depoimento serviu para esclarecer questões ainda nebulosas. “Esta audiência foi importantíssima. É um episódio encoberto de muitas dúvidas. As pessoas não estavam nem armadas, estavam em uma reunião de avaliação e foram assassinadas”, disse.
 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário