Compartilhar:

Chuvas colocam 59 municípios do Paraná em estado de emergência

Criado em 01/07/13 15h25 e atualizado em 01/07/13 15h45
Por Pedro Peduzzi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – O Paraná já contabiliza 59 municípios em estado de emergência por causa das chuvas. Duas portarias reconhecendo a situação foram publicadas hoje (1º) no Diário Oficial da União e, assim, o estado poderá receber verbas emergenciais, de forma menos burocrático, para ajudar as vítimas.

De acordo com a Defesa Civil estadual, as chuvas, desde o dia 19 de junho, já afetaram 106.760 pessoas, sendo 13.203 desalojados e 1.643 desabrigados, segundo o último boletim. A região onde a situação é mais problemática é o noroeste do estado, onde o Rio Ivair chegou a subir 9 metros, deixando pontes submersas e várias cidades isoladas.

As chuvas elevaram em dez vezes o volume de água do Rio Iguaçu, e com isso, a vazão do rio com o Rio Paraná foi a a maior dos últimos 15 anos. É o oitavo ano, em 29 anos de operação, que a usina hidrelétrica de Itaipu registra vazão acima de 32 mil metros cúbicos por segundo. Com isso, as passarelas de acesso à Garganta do Diabo, no Parque Nacional do Iguaçu, foram interditadas, e as 275 quedas d'água, visíveis em dias normais, formaram quase que uma única grande queda, devido ao excesso de água.

As duas portarias - a primeira [3] com 57 municípios e a segunda [4], com os demais - estão disponíveis no site da Defesa Civil.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [28] Fazer uma Reclamação [28] Fazer uma Elogio [28] Fazer uma Sugestão [28] Fazer uma Solicitação [28] Fazer uma Simplifique [28]

Deixe seu comentário