Nascido em Salvador em 20 de janeiro de 1923 o historiador marxista Jacob Gorender morreu nesta terça-feira (11) em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Morre aos 90 anos o historiador marxista Jacob Gorender

Criado em 11/06/13 19h11 e atualizado em 11/06/13 19h36
Por Portal EBC

Brasília - Morreu nesta terça-feira em São Paulo, aos 90 anos,  (11)  Jacob Gorender, um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros.

Sua principal obra como historiador foi a tese “O Escravismo Colonial” de 1978, onde apresenta sua teoria para a compreensão da história colonial e imperial brasileira com base na apresentação do escravismo colonial, um modo de produção historicamente novo.

Assista o documentário da TV Câmara: Jacob Gorender: A esquerda Revelada

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Entre seus trabalhos também se destacam "A burguesia brasileira" (1981) e "Combates nas trevas" (1987).

Gorender nasceu em Salvador em 20 de janeiro de 1923 e ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) ainda estudante, durante a II Guerra Mundial, na Itália, onde integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Deixou o PCB na década de 60 para fundar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Em 1964, após o Golpe Militar no Brasil, Gorender foi preso e passou para a clandestinidade política.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [17] Fazer uma Reclamação [17] Fazer uma Elogio [17] Fazer uma Sugestão [17] Fazer uma Solicitação [17] Fazer uma Simplifique [17]

Deixe seu comentário