Brasília - Lideranças indígenas participam de encontro na Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Índios protestam contra PEC 215; presidente da Câmara promete acordo respeitoso

Criado em 16/04/13 15h30 e atualizado em 16/04/13 16h18
Por Alex Rodrigues Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Protesto Indígena
Lideranças indígenas participam de encontro na Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas (Wilson Dias/ABr)

Brasília - Após grupos de índios que lotam o Plenário 1 da Câmara dos Deputados ameaçarem não deixar o local até que seja revogada a decisão de instalar uma comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu pedir aos líderes dos partidos que não indiquem os representantes para a comissão.

"Temos o dever regimental de instalar as comissões especiais para apreciar todas as PECs que chegam a esta Casa. Eu não sou ditador, sou presidente desta Casa, a quem cabe observar e fazer cumprir o regimento. O que posso fazer é pedir aos líderes que não designem seus representantes enquanto não construirmos um acordo respeitoso que garanta que todas as teses possam ser debatidas", disse, pouco antes de deixar o plenário para a reunião de líderes. O presidente e os índios participaram de audiência pública promovida pela Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

Confira as imagens do protesto:

Na última quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma comissão especial para avaliar a PEC 215/2000, que trata do assunto. A proposta transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a palavra final para os processos de demarcação, titulação e homologação de terras indígenas e quilombolas. É uma das iniciativas dos Poderes Executivo e Legislativo criticadas pelo movimento indigenista [19].

Leia mais:

Líderes se reúnem em Brasília para discutir projetos contrários a interesses indígenas [20]

Índios da Raposa Serra do Sol entregam carta de reivindicações para o governo [21]

A medida foi criticada também pelo líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE). "Essa PEC representa um enorme retrocesso contra os direitos dos povos indígenas e quilombolas, além de risco ao meio ambiente. Somos contrários à essa matéria, que não pode ir ao plenário da Câmara", disse o deputado em informativo da bancada dos deputados federais petistas, divulgado hoje (16).

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário