Manoel Dias

Imagem:

Compartilhar:

Comissão para regulamentar PEC das Domésticas será criada até o fim desta semana, diz ministro

Criado em 02/04/13 19h44 e atualizado em 02/04/13 20h08
Por Mariana Jungmann Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

Manoel Dias
Manoel Dias (José Cruz/ABr)

Brasília - A criação da comissão do governo federal que irá formular a proposta de regulamentação da emenda constitucional que ampliou os direitos dos trabalhadores domésticos deverá ser publicada no Diário Oficial da União, até quinta-feira (4). De acordo com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a comissão será formada por técnicos de sua pasta e de outros ministérios. Ela deverá entregar a proposta em três meses.

O ministro disse que a presidenta Dilma Rousseff pediu rapidez na regulamentação dos direitos que começam a valer a partir de amanhã, com a publicação da promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC). “Vários de seus artigos [da PEC] entram em vigor imediatamente, por exemplo a questão da jornada de oito horas e tantos outros. Uns ainda precisam de regulamentação do Ministério do Trabalho e do Ministério da Previdência Social. Nós vamos fazer em conjunto esse trabalho, junto com outros setores do governo, afim de que a gente possa, nesse prazo, tentar oferecer uma regulamentação”, disse o ministro.

LEIA TAMBÉM:
- PEC das Domésticas pode ser questionada no STF [3]
- Parlamentares pensam na criação de um "Supersimples" para domésticas [4]

Manoel Dias compareceu ao Senado para a cerimônia de promulgação da PEC. Assim como ele, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também compareceu e confirmou que a regulamentação deve ser ágil. No entanto, Ideli evitou admitir que o governo vá concordar com a unificação dos encargos para os empregadores. “Isso nós temos que ver porque tem implicação em termos de receita”, disse a ministra.

Ouça na Rádio UFMG Educativa:
- Relação entre patroa e doméstica ainda mostra caráter escravocrata

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Mais cedo, parlamentares que compõem a comissão mista criada para discutir a regulamentação no Congresso levantaram a hipótese de criar um modelo semelhante ao Supersimples para facilitar o pagamento dos encargos pelos empregadores.

A PEC será promulgada hoje, mas direitos como a indenização por demissão sem justa causa e pagamento de horas extras ficarão ainda pendentes de regulamentação. O governo e o Congresso Nacional precisam encontrar uma solução que seja viável para que as famílias que empregam os trabalhadores domésticos consigam arcar com os novos encargos.

A PEC das Domésticas estendeu aos cerca de 7 milhões de trabalhadores do setor os direitos que já eram válidos para as demais categorias de trabalhadores contratados com carteira assinada pela Consolidação das Leis do Trabalho.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário