Movimento de fiéis no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF), local da encenação da Via Sacra, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O espetáculo, o mais conhecido do Distrito Federal, completa 40 anos

Imagem:

Compartilhar:

Sacrifício, fé e devoção marcam sexta-feira santa no Morro da Capelinha

Criado em 29/03/13 14h44 e atualizado em 29/03/13 18h57
Por Karine Melo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – Para agradecer, pedir ou relembrar o sofrimento de Cristo, a movimentação no Morro da Capelinha, em Planaltina, é intensa desde as primeiras horas da manhã. Há 40 anos, o local é palco da mais tradicional encenação da via sacra do Distrito Federal. A pé ou de joelhos, os fiéis sobem os 4,5 km do percurso em oração.

A massoterapeuta Valéria de Fátima Sousa, de 27 anos, cresceu indo ao local. “Hoje eu vim trazendo minha mãe. Ela tem um problemas nas pernas e há muitos anos ela não conseguia subir. Hoje ela achou que não ia aguentar, mas conseguiu fazer quase todo o caminho”, contou emocionada.

No fim do percurso, na parte mais da alta do Morro, está a pequena capela que dá nome ao local. Lá, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida também recebe homenagens e velas que simbolizam a fé e a devoção dos fiéis.

[3]A auxiliar de limpeza, Vânia Conceição da Silva, de 33 anos, é uma das que levantou cedo para mostrar toda a fé que tem. Ela contou à Agência Brasil que há quatro anos sobe o morro de joelhos em agradecimento a uma graça alcançada. “Ano que vem será o último que vou subir desse jeito. Vale muito a pena”.

O vendedor Luciano Rocha de Oliveira, de 34 anos, levou a família toda. “É muito bom vir aqui. A gente relembra o sofrimento de Jesus e traz as crianças para ver como foi. Acho que as pessoas estão precisando ser mais humildes e buscar mais a Deus”, observou.

A encenação em Planaltina começa às 16h e promete emocionar um público estimado em 200 mil fiéis. Cerca de 1.400 pessoas entre atores, figurantes e voluntários participam da montagem do espetáculo.

 

Edição: Denise Griesinger


 

Tags:  Distrito Federal [15], nacional [16], Planaltina [17], encenação da Via Sacra [18], via sacra [19], Fiéis [20], Morro da Capelinha [21], capelinha [22], encenação [23], morte [24], ressurreição [25], Jesus [26], Páscoa [27], Semana Santa [28], agradecer [29], agradecimento [30], sofrimento [31], cristo [32], Paixão de Cristo [33], [34], joelhos [35], caminho [36], oração [37], trajeto [38], percurso [39], Nossa Senhora Aparecida [40], [41], devoção [42], graça [43], alcançada [44], Deus [45], sofrimento de Jesus [46], espetáculo [47], Agência Brasil [48], Notícias [49]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário