Fontes do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Imagem:

Compartilhar:

Prefeito apresenta candidatura de São Paulo para sediar Expo 2020

Criado em 05/03/13 18h05 e atualizado em 05/03/13 18h16
Por Flávia Albuquerque Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

São Paulo – O prefeito Fernando Haddad lançou hoje (5) a candidatura da cidade de São Paulo para sediar a Expo 2020. O evento internacional, que ocorre a cada cinco anos e reúne  diversos países, tem como proposta estimular a riação de projetos de inovação, políticas sociais e econômicas, programas de combate às mudanças climáticas, políticas ambientais, novos sistemas de produção e distribuição de energia.

O Brasil concorre com Ekaterimburgo (Rússia), Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Ayutthaya (Tailândia) para sediar a Expo. A eleição será em novembro em Paris e o evento ocorre entre 15 de maio e 15 de novembro de 2020. A última Expo foi feita em Xangai e a próxima será em Milão, em 2015.

Segundo Haddad, apesar de todas as candidatas terem argumentos para defenderem sua vitória,  São Paulo oferece diversas vantagens que serão apresentadas à missão que chega à cidade na próxima semana. “As vantagens começam com o público certo à visitação. Estamos em uma região metropolitana com 21 milhões de habitantes. Se considerarmos Santos e Campinas, que estão muito próximas, esse número chega a 15 milhões. É uma cidade habituada a receber grandes eventos. Não é uma novidade para São Paulo”, disse o prefeito.

Haddad reforçou que o projeto

Parque Ibirapuera
Fontes do Parque Ibirapuera, em São Paulo. (Diego Cavichiolli Carboni / Creative Commons)

da Expo combina com o plano de desenvolvimento estratégico da cidade de São Paulo, além da existência do alinhamento das três esferas de governo para viabilizar tudo o que for necessário para o evento. “A iniciativa privada também está apoiando o empreendimento porque vê uma oportunidade grande de negócios e a sociedade também começa a se envolver”.

O prefeito disse que a candidatura de São Paulo começa a se constituir como latina americana e não apenas brasileira. “Queremos envolver os outros países da América Latina em torno desse projeto”.

Mesmo que a cidade brasileira não seja escolhida como sede para a Expo 2020, o prefeito não considera que seja uma perda total, pois os investimentos em Pirituba, bairro da zona oeste onde o complexo para o evento deve ser construído, não serão interrompidos. “Os investimentos em Pirituba vão continuar porque o bairro é uma frente de expansão importante para São Paulo. Teremos um instituto federal com cursos técnicos e superiores de tecnologia, o governo do Estado está prevendo a licitação da linha 6 [do metrô] que vai chegar à Vila Brasilândia. Há coisas acontecendo independentes da Expo”. Haddad defende que o centro de convenções deve ser construído mesmo que a cidade não seja eleita, permitindo que a cidade continue recebendo eventos importantes.

Edição: Fábio Massalli

Tags:  Ayutthaya [3], Ekaterimburgo [4], Expo [5], Expo 2020 [6], Fernando Haddad [7], nacional [8], Dubai [9], evento [10], evento internacional [11], são paulo [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário