Momento em que bombeiros e voluntários quebram a parede da boate Kiss, em Santa Maria (RS), para tentar resgatar as vítimas da tragédia

Imagem:

Compartilhar:

Professor recomenda revisão de critérios de fiscalização e licenciamento de casas de evento

Criado em 28/01/13 15h59 e atualizado em 30/01/13 13h20
Por Alana Gandra Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

Rio de Janeiro – O país deve se apressar em rever os critérios de fiscalização e licenciamento de casas de eventos e entretenimento, alertou hoje (28) o coordenador do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Moacyr Duarte. Ele se referia à tragédia ocorrida na madrugada de ontem (27) em Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde pelo menos 231 pessoas, a maioria com idade entre 16 e 20 anos, morreram em incêndio na Boate Kiss.

Veja galeria de fotos do local do incêndio:

Para Duarte, embora o local apresentasse várias características condenáveis, independentemente de qualquer legislação, ficou claro que ninguém percebeu isso até a tragédia. "A festa foi anunciada, o número de pessoas era conhecido, as limitações da casa eram conhecidas. Assim mesmo, a festa se realizou e acabou em tragédia.”

Não há dúvida de que, após a perícia, a cadeia de responsabilidades “vai se estender muito”, disse o professor à Agência Brasil. Para ele, dois fatores distintos devem ser levados em conta: “Uma coisa é por que o fogo começou e se espalhou, e a outra é por que não havia esquema para as pessoas fazerem a evacuação do prédio.”

LEIA TAMBÉM: 
- Conselho defende legislação federal para tornar obrigatória fiscalização [22]
- Revolta e comoção marcam enterros de vítimas da tragédia em Santa Maria [23]

OUÇA REPORTAGEM DA RADIOAGÊNCIA NACIONAL:
- Autoridades de todo país discutem segurança em casas noturnas

Duarte disse que a observância de uma equação simples poderia ter evitado a tragédia: adequar o tamanho do espaço ao número de pessoas e ao material usado no ambiente. Se o espaço é muito congestionado, é preciso tirar os materiais inflamáveis. Se os inflamáveis são mantidos, não se pode deixar tanta gente entrar e é necessário aumentar o número de saídas. "Agora, uma saída, muita gente e muitos materiais pegando fogo é uma combinação insensata.”

Na opinião do professor, o que o entristece é que o motivo das mortes tenha sido banal. “Foi a inobservância de coisas básicas.”

Edição: Nádia Franco

Tags:  incêndio [24], nacional [25], Santa Maria [26], Boate Kiss [27], Coppe [28], kiss [29], Moacyr Duarte [30], festa [31], licença [32], alvará [33], Rio Grande do Sul [34], segurança [35], eventos [36], locais de festa [37], engenharia [38], fiscalização [39], inflamáveis [40], Licenciamento [41], perícia [42], tragédia [43], UFRJ [44], prevenção [45]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [46] Fazer uma Reclamação [46] Fazer uma Elogio [46] Fazer uma Sugestão [46] Fazer uma Solicitação [46] Fazer uma Simplifique [46]

Deixe seu comentário